Quais lições a pandemia ensinou aos empreendedores?
empreendedorismo

Quais lições a pandemia ensinou aos empreendedores?

Faz mais de 200 dias que estamos reaprendendo a viver por conta da pandemia dentro das nossas casas e longe dos ambientes corporativos. Sete meses em que nossos planos e metas precisaram ser ajustados e modificados diariamente. Não adianta fazermos planos a longo prazo, pois não temos ideia de como serão os próximos meses. Todos aguardam ansiosamente uma vacina, mas até que se torne realidade, permanecemos no incerto. Passamos um período de dúvidas, mas principalmente de muito aprendizado. E é exatamente sobre isso que quero falar por aqui: as lições que tenho absorvido no cenário atual como empreendedora, empresária e mulher


1 - Lidar com a realidade 

Me tornei uma pessoa mais realista, pé no chão. Dou real valor ao que precisa ser valorizado e deixo de lado o que não necessita de tanta atenção. Mergulhei no conceito de se viver um dia de cada vez, e isso me fez traçar objetivos, planos e metas reais e possíveis de alcançar. Essa forma de pensar facilitou o exercício de traçar os caminhos para realizar tudo o que planejei. 


2 -  Saber trabalhar com o que se tem

O que não tem remédio, remediado está. Aprendi essa lição antiga na prática durante a pandemia. Se o cenário é esse, cheio de limitações e de incertezas, temos que encontrar e aceitar soluções com as ferramentas que estão nosso alcance. E com muita paciência, criatividade e doses de realismo - aprendido no item anterior - aos poucos conseguiremos seguir em frente. 


3 - Olhar para o outro com mais atenção

A quarentena me fez uma pessoa mais generosa, não apenas comigo, mas com o outro também, especialmente no meu ambiente de trabalho. Passei a prestar mais atenção às delicadezas no trato com o outro, já que todos nós estamos passando por momentos complicados. O que menos precisamos é gerar mais problemas, principalmente com o próximo. Aprendi também a oferecer doses diárias de generosidade aos amigos, clientes, funcionários e às pessoas que eu gosto. A rotina agitada muitas vezes negligencia este sentimento puro e necessário, que devemos sempre praticar.


4 - Priorizar a educação financeira

Até a pandemia chegar, muitas empreendedoras ainda não tinham a real noção da necessidade de se ter uma educação financeira na sua vida pessoal e profissional. Esse antigo hábito foi suspenso, inclusive os ganhos mensais. Com isso, muita gente - eu me incluo nessa - precisou aprender na marra a controlar mais de perto e minuciosamente suas finanças, cortando excessos, economizando, se planejando com mais antecedência e aprendendo a gastar com que realmente é necessário. 


5 - Optar pela praticidade digital 

Com boa parte dos colaboradores trabalhando em casa de forma remota, as reuniões virtuais se tornaram parte de nossa rotina, mas sua frequência é menor do que os encontros presenciais que costumávamos ter. Entendemos que muitas coisas podem ser resolvidas por e-mail, telefonema ou uma simples troca de mensagem. Ganhamos tempo hábil e pudemos equilibrar melhor nossos horários ao longo dos dias.

Continue lendo:

mais posts