5 dicas para manter o networking vivo em tempos de quarentena
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5 dicas para manter o networking vivo em tempos de quarentena

Por Juliana Ferraz

Todo mundo que lida diretamente com o público e clientes - seja na carreira de RP, diretor comercial, vendedor e outros vários cargos - precisa ter sempre uma coisa em mente: o CPF é mais importante do que o CNPJ. Costumo bater nessa tecla porque, ao longo da vida profissional, compreendi a importância de estabelecer conexões e criar uma boa rede de networking

Entendendo o networking

Acredito que uma boa profissional da área, ou qualquer pessoa que trabalhe com vendas ou com captação de clientes precisa, antes de tudo, entender que vida é feita de relacionamento. Funcionamos como uma rede, nos conectando e relacionando, assim, criamos conexões não com a marca/empresa em si, mas com as pessoas que as formam. 

Isso se torna mais evidente ainda em um momento tão delicado como o que estamos vivenciando agora. 

O networking, termo amplamente utilizado nos últimos anos, define justamente essa troca preciosa entre pessoas e seus negócios. É uma ferramenta valiosa para as atividades socioeconômicas. A formação de relacionamentos comerciais permite que as empresas consigam enxergar em suas equipes o seu poder maior. Por meio do networking podem surgir oportunidades de emprego e negociações, compartilhamento de conhecimentos e até busca de parceiros ideais para novos negócios.

Em meio a uma pandemia e à reinvenção de fórmulas, a pergunta que eu faço (e tento responder) é: como fazer com que as nossas conexões continuem acontecendo? Como continuar instigando um networking rico? O momento atual fez com que as relações fossem reestruturadas no mercado de negócios. Mesmo assim, minha regra básica continua sendo: mantenha-se conectada. 

Para isso, enumerei cinco dicas que tenho colocado em prática nestes últimos meses turbulentos. Compartilho com vocês para que façam um bom uso do networking e continuem exercitando suas mentes e seus espíritos profissionais!

1) Esteja presente

Existem várias formas de se fazer presente, ser vista e lembrada de forma generosa e delicada, especialmente neste momento de fragilidade para todos. Embora pareça óbvio,  mandar mensagens para seus clientes perguntando se estão bem pode ser um pequeno detalhe muito especial para fortalecer sua ponte e conexão com eles. 

Pergunte se precisam de algo, e se você pode ajudar de alguma forma. De verdade, com sinceridade. Uma coisa que tenho feito, por exemplo, é criar playlists e mandar para alguns contatos mais próximos, promovendo uma conexão por meio de música. Se você tem um interesse diferente, como cozinhar, fazer receitas ou ler livros, compartilhar essas dicas pessoais pode ser um gesto pequeno e carinhoso que te aproxima da sua rede.

2) Faça pequenos gestos

Envie um bolo, flores ou pequenos mimos para aqueles contatos mais importantes e que você queira estreitar ainda mais as relações. Não esqueça que aniversários e datas importantes são ótimos motivos para uma troca de mensagem. Muitas pequenas empresas estão com iniciativas legais, como padarias entregando presentes personalizados, ou gráficas fazendo canecas e itens pessoais. Esse é um momento para investir em um presente especial e ainda colaborar com outros pequenos negócios!

3) Amplie seu olhar

Em tempos tão complicados, invista em lives com pessoas de outros segmentos, interaja com pessoas que você não conhece, marque reuniões virtuais e troque mensagens com aqueles contatos que você queria se aproximar e ainda não tinha tido tempo. Longe das interações pessoais, a internet tornou-se o único meio de troca durante o isolamento. Todo mundo está mais aberto para essas trocas virtuais e elas podem render frutos, aproveite!

4) Traga novos conteúdos 

Compartilhe informações relevantes, conteúdos interessantes e ideias que irão trazer insights e novos caminhos para os seus clientes. Por isso, é fundamental manter-se sempre atualizado sobre assuntos que possam gerar algum impacto no negócio dos seus clientes comerciais. Entenda quais necessidades eles estão passando, e coloque-se à disposição para resolver os problemas em conjunto.

5) Invista no networking pessoal 

Amplie seu alcance divulgando o trabalho que você faz e compartilhando ideias e opiniões. O LinkedIn pode ser uma boa plataforma para isso! É claro, não é necessário falar sobre tudo o que está acontecendo, mas mostre que você tem um bom domínio da sua área profissional. Compartilhe inspirações, fale sobre profissionais que admira, podcasts que você escuta ou até mesmo insights do último livro que leu. Essas são algumas formas de movimentar e estabelecer novas conexões! 

Espero que minhas dicas, mesmo que breves, ajudem você a renovar as energias e continuar explorando as inúmeras vantagens de fazer networking, mesmo de forma remota.  O mundo está mudando muito rapidamente, mas o ser humano sempre encontra maneiras de continuar conectado. Então, te convido a continuar criando interações positivas, interessantes e que instiguem a sua curiosidade e sua vontade de fazer - seja fazer amizades, planos ou negócios.

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