Como fazer com que o home office seja mais produtivo
dicas

Como fazer com que o home office seja mais produtivo

Horário flexível, liberdade, economia de gastos e conforto, essas são apenas algumas das vantagens de trabalhar de casa. Contudo, é preciso ser bastante organizada para manter a produtividade e não misturar a hora do trabalho com a vida pessoal - a disciplina é o segredo do sucesso.

O home office é uma tendência que já vinha ganhando força nos últimos tempos e com o surto de coronavírus, várias empresas passaram a considerar políticas mais flexíveis quanto à rotina de trabalho de seus colaboradores como uma medida preventiva contra o Covid-19. Se você puder e o seu trabalho permitir, esperamos que fique o máximo que der em casa. 

Caso essa seja a sua primeira vez com o home office ou se a sua empresa já o pratica e você gostaria de saber como melhor aproveitar essa modalidade, separamos algumas dicas que vão te ajudar:

1. Mantenha uma rotina normal de sono

Pode ser tentador dormir mais algumas horas e ficar até tarde trabalhando, mas certifique-se de manter o mais próximo possível da sua rotina normal de sono porque assim, da mesma forma, a sua produtividade tende a se manter.

2. Acordou, saia da cama!

Trabalhar da cama pode fazer com que o seu cérebro confunda a hora de descanso com a de produtividade. Faça das suas manhãs as mesmas de qualquer dia trabalho: alarme toca, levante, escove os dentes e arrume a cama.

3. Vença a tentação do pijama

O próximo passo é se arrumar pra trabalhar em casa. Pode parecer loucura, mas acredite: se arrumar como se fosse sair de casa vai te ajudar a se manter focada. Não precisa colocar um blazer, as trocar o pijama já é um grande passo.

4 . Encontre um espaço para trabalhar

Procure um espaço na sua casa onde você pode se dedicar às tarefas sem perder o foco, de preferência longe da TV - mas se não for possível, pelo menos a mantenha desligada!

5. Estabeleça limites com as pessoas que moram com você

Por maior que seja a vontade de ficar somente interagindo com quem mora com você, é necessário estabelecer e respeitar alguns limites para evitar distrações. Se você e as pessoas com quem divide a casa estiverem de home office, respeitem o espaço e os períodos de silêncio um do outro - você não gostaria que o barulho atrapalhasse a sua call, né?

7. Faça algumas pausas

Algumas pessoas não levam a hora do almoço a sério quando estão trabalhando de casa, mas é preciso lembrar que parar por alguns minutos é muito importante para continuar o pique do resto do dia. 

Tão importante quanto é levantar um pouco, dar uma alongada e ir beber um copo d’água. Ficar sentada e parada por vários dias pode fazer com que você se sinta impaciente, por isso a dica é fazer algumas pausas ao longo do dia e literalmente dar uma andada pela casa.

8. Converse com a sua família e amigos

Você provavelmente está acostumada a conviver com várias pessoas e talvez estranhe não ter com quem conversar. Por mais que a gente já troque milhares de mensagens todos os dias, separe um momento para ligar ou fazer uma videochamada com as pessoas queridas - vai te fazer muito bem escutar a voz de outras pessoas!

9. Encerre o expediente

Estar em casa pode te fazer perder a noção do tempo e, por isso, tente não ultrapassar o seu horário de trabalho. É muito importante estabelecer uma jornada com horário de início e término.


Se você também está de home office, compartilhe com a gente nos comentários quais outras dicas são úteis para aumentar a produtividade em casa!

mais posts