É possível criar uma marca em meio a uma pandemia - e a gente te conta como
empreendedorismo

É possível criar uma marca em meio a uma pandemia - e a gente te conta como

Criar uma marca e empreender no Brasil nunca foi muito fácil, mas devido ao momento atual, diversas futuras empreendedoras que já estavam com os seus projetos prestes a sair do papel, tiveram que adiar ou repensar a forma cujo iriam apresentar as suas marcas. Será que seria insensível demais lançar uma marca de moda, beleza ou qualquer outro segmento não essencial em meio a uma pandemia? Foi a dúvida da grande maioria. Agora parece que chegamos a um consenso de que está tudo bem lançar uma nova marca, contanto que ela seja adaptada a esse momento em que estamos vivendo. Na verdade ela deve estar pronta para se readaptar inúmeras vezes, desde o momento de lançamento e enquanto estiver “viva”.


Então se você estava prestes a lançar um projeto e foi pega de surpresa pela pandemia, vale reavaliar o conceito da sua marca e adaptá-la para a nova realidade. Se antes já era obrigatório ter foco em diversidade, acessibilidade, empatia e humanidade, agora é ainda mais. Foi-se o tempo em que fazer aquele anúncio clickbait era considerado uma ação de marketing certeira. Hoje quanto mais sincera e verdadeira a comunicação da sua marca, maior será a sua relevância, independentemente do setor que ela se enquadra. Ter uma marca diversa (e não é apenas nas modelos e na social media) também faz parte do processo e isso vem bem antes da pandemia global acontecer, mas porque só agora estamos de fato falando sobre isso? A nova geração está mudando a nossa forma de enxergar as coisas e cobrar certos posicionamentos e diversidade têm sido uma das pautas mais pertinentes, e claro, com total sentido. Afinal, as pessoas precisam se identificar com aquilo que estão comprando e você também pode fazer a sua parte e mostrar que a sua marca é plural e para todos. Além disso, antes de colocar a sua marca no mercado nesse momento é importante saber que a responsabilidade social, ambiental e econômica também são um dos temas em ascensão e que o público vem cobrando cada vez mais. 


Outro ponto a se pensar é: o seu produto está refletindo as necessidades das pessoas no atual momento? Saber se o que você está oferecendo é essencial para os dias de hoje é um dos pontos chave para o alcançar o seu público. Entender o propósito do seu negócio e qual o impacto dele na vida do consumidor também é de extrema importância nos tempos atuais. E voltando para a responsabilidade social e ambiental, o que você está oferecendo de melhor (qualidade) e mais sustentável para o seu cliente e como você tem se preocupado com a maneira que o seu produto é feito também reflete muito nos valores da sua marca. 


Se a sua ideia de empreender começou em meio à crise de uma pandemia global, é preciso reavaliar, ouvir e saber o que as pessoas estão buscando. Como falamos no começo, a preocupação de parecer insensível pode ser um obstáculo, por isso tenha em mente qual o foco da sua marca e qual a mensagem que você gostaria de passar com ela. As pessoas querem saber de onde e porque a sua marca veio, e ter um storytelling consciente e verdadeiro pode ser um grande passo para colocá-la no mercado e ter sucesso. 

É importante saber também que ninguém está imune ao erro, mas é totalmente necessário reconhecer e aprender com ele. E mais uma vez, pensar e repensar no seu projeto desde o conceito criativo, nome e na forma como que você irá abordar o seu público alvo são os pontos mais importantes antes de começar qualquer marca. 


Selecionamos abaixo algumas perguntas que você pode responder para ajudar a ter certeza de que a sua marca está no caminho certo:


Qual a demanda do mercado pelo meu produto/serviço?
Qual o meu propósito?
Existe alguém que já ofereça esse produto/serviço? Se sim, existe mais demanda do que oferta? Ainda tem espaço para mais uma marca que ofereça esse produto/serviço que já é oferecido?
Qual o storytelling que vou contar?
Quais os valores da minha marca?
Qual a razão da minha marca existir?

 

foto: ulaş kesebir & merve türkan 

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