Os limites de uma vida profissional saudável: vamos falar sobre Síndrome de Burnout?
motivação

Os limites de uma vida profissional saudável: vamos falar sobre Síndrome de Burnout?

O espaço de trabalho pode produzir muito sofrimento psíquico e quando esse espaço não pensa de fato na saúde mental do trabalhador o cansaço e o estresse ganham força e podem levar a consequências muito graves. A Síndrome de Burnout, que pode ser chamada também de síndrome do esgotamento profissional, está muito presente na vida dos trabalhadores brasileiros. Cerca de 72% das pessoas que estão ativas no mercado de trabalho hoje sofrem de algum distúrbio relacionado ao estresse. 

Como a Síndrome de Burnout pode afetar sua vida 

Mesmo que não seja completamente aparente no início, o estresse exacerbado pode levar à depressão, que é um dos sintomas da Síndrome de Burnout junto à insônia, dificuldade de concentração, alterações repentinas de humor e o mais perceptível: o cansaço físico e mental. 

Mas por que não nos damos conta quando estamos cansados? Simplesmente porque vivemos em uma sociedade que nos demanda excelência a todo o momento e que diz que precisamos estar aptos sempre. Não podemos parar nem por um minuto porque isso significa um desempenho ruim. 

Com a pandemia, o home office virou parte da vida de algumas pessoas e, quando se está em casa, o trabalho se mantém presente e constante em todos os lugares. Ele pode invadir o seu WhatsApp fora do turno, fazendo você continuar trabalhando sem que nem perceba que está fazendo isso. O limite do estresse não é atingido do nada, ou ativado em situação extrema, por exemplo. O estresse é o acúmulo de pequenas situações ruins e desconfortáveis que você vai levando sem perceber.  

Por isso, quando o espaço de trabalho é um lugar em que o trabalhador se sente constantemente pressionado e lhe é demandado extrema responsabilidade e competitividade pelos seus superiores, os fatores estressantes ganham força. De acordo com a Folha de São Paulo, passamos, em média, 20% das nossas vidas trabalhando. Isso faz com que o trabalho seja uma grande parte da nossa rotina, assim se torna necessário que a nossa mente esteja sendo tratada de forma saudável dentro desses espaços, sejam eles em casa ou na rua. 

Pequenos hábitos para uma rotina mais saudável

  • Separar o seu tempo pessoal do tempo de trabalho

Quando misturamos tudo não nos damos conta o quanto estamos fazendo e quando deveríamos parar. Se você é alguém que trabalha em casa, procure deixar um espaço reservado somente para o trabalho. Caso não tenha um espaço específico, reserve uma mesa que seja, é importante que exista algo para demarcar a diferença entre descanso e trabalho. No WhatsApp, procure não responder fora da hora do expediente, você não é obrigado a entregar mais horas para o trabalho do que as horas acertadas no seu contrato. Isso é extremamente necessário para que o trabalho não tome conta da sua vida. 

  • Observe as pessoas ao seu redor

Se você é empregador, avalie se o seu espaço de trabalho está proporcionando conforto para os seus funcionários trabalharem. Aproveite para contar com o setor de RH para fazer mudanças, já que esse setor tem como dever zelar pela saúde, segurança, motivação e bem-estar — físico e psicológico — do seu quadro de funcionários. Se o RH apontou que existem questões estressantes comuns entre muitos funcionários, pense no que você pode fazer como empregador para melhorar a saúde mental dos mesmos.  

  • Fique atento aos seus objetivos no trabalho

Para evitar a Síndrome de Burnout, reforce a atenção nos seus pensamentos: quanto tempo você passa pensando no trabalho fora do expediente? Também não se automedique sem consultar um psiquiatra, a medicação exagerada pode ser danosa para o seu sistema neurológico, seja para produzir mais ou para relaxar. E o mais importante de tudo: faça terapia. Ter um profissional para conversar sobre essas questões é primordial para conseguir lidar com o estresse. Mitos profissionais hoje em dia atendem online e podem ajudar você a lidar com questões profundas e práticas do trabalho. 

Continue lendo:

mais posts