Freela ou trabalho fixo? Entenda os prós e contras
carreiras

Freela ou trabalho fixo? Entenda os prós e contras

É inevitável a reflexão que o momento atual trouxe. Por conta do distanciamento social somado à crise econômica causada pelo coronavírus, muitos profissionais mudaram a relação com os seus empregos. A estabilidade do trabalho fixo perdeu força e a atuação como freelancer vem aumentando. Segundo a Workana - plataforma de vagas para freelas e trabalho remoto -, desde o início da pandemia houve um crescimento de 50% em cadastros no site. Enquanto isso, muitas empresas contam com o poder do digital para atuarem de forma remota com suas equipes. Nestas transformações, os profissionais adaptam-se à nova realidade. 

Vantagens do trabalho fixo 

Além da estabilidade financeira e dos benefícios trabalhistas, atuar num trabalho fixo permite que você possa desenvolver sua carreira a longo prazo. Esse tipo de trabalho cria um laço maior entre a empresa e o seu contratado, permitindo que o profissional vá crescendo e se tornando um especialista na sua área. 

Uma das principais diferenças em comparação ao formato freelancer, é que essa forma de trabalho permite que você possa estar em contato com outros profissionais. Vantagens? O networking, é claro! Trabalhar para uma empresa pode fazer com que seu trabalho tenha uma visibilidade maior. Além disso, desenvolver suas demandas em equipe aumenta as possibilidades de entregar um trabalho com múltiplas visões

Outro fator relevante: você não precisa dispor de um equipamento específico para trabalhar, afinal, é obrigação da empresa fornecer meios para seus contratantes exercerem as atividades. Aliás, nesse sistema, você produz e recebe pela hora de trabalho. Independente da sua produtividade, o salário se mantém fixo. E, dependendo do contrato estabelecido, não é necessário trabalhar horas além das que foram estabelecidas na contratação.

Como viver de freela? 

Uma das grandes vantagens do trabalho freelancer é a flexibilidade, tanto de horário quanto a possibilidade de demandas. Ser freela pode abrir um novo espaço na sua carreira, tornando possível a atuação em diferentes áreas, expansão do currículo e criação de um portfólio que mostre que você é uma profissional versátil e atualizada. 

Para quem procura vagas, é uma ótima forma de se inserir no mercado de trabalho. Com o alto índice de desemprego no país, trabalhar como freelancer pode garantir uma renda temporária. Aliás, o fator monetário também tem um impacto direto nessa forma de atuação. 

Trabalhar com freela requer uma gestão financeira equilibrada. As demandas geralmente não são fixas e podem variar conforme cada mês. Essa é uma das maiores diferenças em comparação ao regime de trabalho fixo. Por isso, se quiser atuar como freelancer, faça uma boa pesquisa de como anda o mercado na sua área. 

Por atuar diretamente com o cliente, algumas características são essenciais: bom relacionamento e comunicação, pontualidade nas entregas e habilidade de negociação. É preciso saber conversar com o seu cliente e entender exatamente o que ele precisa e quais são as expectativas com o trabalho. Além disso, tente não ultrapassar o prazo de entrega; isso mostra que você é responsável e está preocupado com a necessidade do cliente. E, por último, sempre saiba negociar, tanto em prazo, quanto valores e até mesmo em pedidos de alteração. 

Quem quiser começar a investir nos freelas, pode aproveitar e fazer cadastros em sites que como o Wornaka, Trampos e Crowd - mediador entre clientes e freelancers, fazendo conexão entre os dois. A plataforma Workana é gratuita e você pode se cadastrar usando dados do Facebook ou Google. É essencial preencher o perfil com suas habilidades e publicar um portfólio para conseguir uma melhor avaliação do cliente na hora de contratá-la! 

O Trampos atua no mesmo sistema, e ainda oferece vagas de estágio e emprego fixo. Você pode pesquisar de acordo com a sua especialidade e escolher o tipo de trabalho que desejar! Já o site GetNinjas, é um gerador de oportunidades. A plataforma conecta profissionais de todo o Brasil com pessoas solicitando serviços e todo o tipo de necessidade. De design e tecnologia à serviços domésticos, você pode se cadastrar sem pagar nada e ainda receber o valor integral de cada serviço prestado. 

Afinal, qual formato é melhor pra mim?

Não existe uma fórmula certa! Primeiro, é preciso entender quais são suas necessidades profissionais e pessoais. Consegue se sustentar sem ter uma renda fixa? Aposte no freela. Gosta de mais estabilidade e prefere atuar no mesmo segmento? Opte pelo trabalho fixo. Quer aumentar seu portfólio? Procure freelas. Você ainda pode manter as duas formas de trabalho, com muito equilíbrio, é claro. Assim, torna-se mais fácil entender qual formato adequa-se melhor à sua carreira. 

Crédito da foto de capa: Tyler Mitchell 

Continue lendo

mais posts