Como equilibrar a rotina de trabalho e estudo durante a quarentena
listas

Como equilibrar a rotina de trabalho e estudo durante a quarentena

Se já está complicado manter o trabalho ou os estudos em dia durante o isolamento social, imagina pra quem faz as duas coisas? Além do turbilhão de sentimentos e incertezas oriundas da crise, a Suzanna Piacente e a Joana Sonderman precisaram encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a faculdade no meio dessa situação toda. 
 
Sabemos que diversas instituições de ensino tiveram que pausar as atividades e que muitos outros alunos não puderem continuar assistindo às aulas de casa por falta de recursos, como também muitas pessoas perderam seus empregos. Assim, poder continuar trabalhando e estudando é realmente um privilégio e ter de se dividir entre as duas ocupações não dá nem para ser considerado um problema. Mas não quer dizer, no entanto, que seja fácil equilibrar todas tarefas e justamente por isso que conversamos com a Su e Jo sobre as dicas que mais funcionaram para elas.
 
Mesmo se você não estiver fazendo as duas coisas de uma vez, as dicas também podem ser bem aproveitadas, confira abaixo:
 
Tente manter uma rotina
Estabeleça horários, acorde, troque de roupa e tome o seu café. Tente manter uma rotina o mais próxima possível de antes do home office - isso vai proporcionar uma sensação de mais estabilidade no dia a dia. Manter hábitos simples, como trocar de roupa de manhã, pode fazer uma enorme diferença.
 
Estabeleça horários separados e sempre com intervalos entre atividades
Se você trabalha 6 horas, tente deixar 1h ou 1h30 de descanso antes de começar a estudar. A ideia é usar esse intervalo para realmente se desligar do computador: leia algumas páginas de algum livro, prepare um lanche, se alongue ou assista alguma coisa na televisão. É super importante parar um pouco para retomar com energia.
 
Entenda seu horário de produtividade
Mesmo que você seja mais produtivo à noite e do que pela manhã, como a Su e a Jo, tente fazer o exercício de acordar pelo menos 1h antes de se conectar no trabalho para organizar o seu dia de estudos/aula. Isso vai te ajudar a ver as suas tarefas mais urgentes e também quando será possível realizá-las.
 
Anote todas as suas tarefas num papel e estabeleça metas
Pode ser que anotar tudo no computador dê muito certo para você, mas escrever as tarefas no papel provavelmente vai te ajudar a ter uma visão melhor do todo para então se organizar e dividi-las entre os seus horários. Após analisar tudo que você tem que fazer, defina "pequenas missões" a serem cumpridas e vá ticando a lista conforme for realizando.
 
Também seja organizada aos finais de semana
Às vezes vale mais ter uma semana mais descansada e separar algumas horas no sábado ou domingo para render com os trabalhos da faculdade. Se para você essa redistribuição de tarefas funcionar, a sua semana provavelmente será mais leve, vale experimentar! Também pode acontecer de você não render durante o final de semana (o que é bastante compreensível!), aí nesse caso, se organize para concluir as tarefas durante a semana.
 
Não se compare com os outros e use a flexibilidade a seu favor
Alguns dias você vai render mais e outros nem tanto, e tá tudo bem. Evite se comparar com aquelas pessoas que parecem estar dando conta de tudo de uma só vez, pois cada um tem o seu tempo e todos estamos tentando nos adaptar da melhor forma possível. Se você não estiver no auge da produtividade em determinado momento, permita-se certa flexibilidade (se for possível), faça uma pausa e retorne quando for possível. Só não deixe de cumprir as tarefas, ok?
 
Tenha sempre uma garrafa d'água por perto
Você já está cansada de ouvir sobre a importância de beber água e talvez já até beba diariamente a quantidade recomendada. Não é com a intenção de te desanimar, mas precisamos dizer: provavelmente terão dias em que não será possível fazer tantas pausas quanto esperado e você vai permanecer sentada na cadeira por muito tempo, então trate de se manter hidratada! Se você ainda não tinha o hábito de ter uma garrafa d'água por perto, agora é a hora!

mais posts