Como ser uma hacker de vagas no LinkedIn
dicas

Como ser uma hacker de vagas no LinkedIn

Sabe quando dizem que uma oportunidade de emprego não vai aparecer se você estiver sentada? Pois bem, os tempos são outros e é sim possível conseguir um emprego estando sentada e na frente do computador - ainda mais estando em meio à uma pandemia mundial e isolada dentro de casa.

Graças ao LinkedIn, a rede social voltada totalmente para assuntos e temas profissionais, você pode se conectar com recrutadores e empresas sem muitos esforços. Inclusive, aquele famoso "networking" que tanto ouvimos falar, ganhou uma versão muito mais prática e eficaz na plataforma.

Foi o tempo em que tentar adentrar a um grupo ou fazer amizades com pessoas da sua área de interesse era sinônimo de comparecer a um evento social ou marcar um café. Com a plataforma, é possível se aproximar e criar uma conexão quase que instantânea com os seus futuros colegas de trabalho ou gestor. 

Esqueça o dia inteiro perdido andando no sol e entregando currículos ou perguntando para todos os seus amigos se a empresa que eles trabalham está contratando um especialista em tal área que, muitas das vezes, nem eles devem saber se de fato essa vaga existe.

Com algumas dicas preciosas e super práticas, é possível conquistar uma chance de mostrar o seu trabalho por meio de suas postagens na internet. Afinal, para alcançar uma vaga do seu interesse, é preciso ser notada. Mas o LinkedIn não é apenas uma plataforma para exibir o seu conhecimento e abaixo listamos tudo o que você precisa saber para se dar bem procurando e se aplicando para um emprego.

Mantenha o perfil completo e atualizado

Manter o perfil sempre atualizado é uma das dicas práticas e simples para impressionar qualquer recruta de empresa. Dessa forma, mostrará que você está sempre por dentro de tudo o que está acontecendo - principalmente em assuntos dentro de sua área. Ter o seu perfil completo e com todas as informações preenchidas te ajuda a ser melhor encontrada.

Coloque todas as suas experiências e descreva cada uma delas em seu perfil. Afinal, quem está à procura de uma especialista não vai perder tempo mandando mensagem. Sendo assim, maiores são as suas chances de ser selecionada.

Melhore o seu alcance

Usar as hashtags em suas postagens no LinkedIn pode ser um dos seus maiores aliados para ser notada. Claro que, se a sua ideia for atrair a atenção de recrutas e empresas, a postagem precisa ter sentido com a vaga de seu interesse. Por isso, procure sempre taggear as "palavras-chave" para melhor indexação e procura do seu post na plataforma. Assim, maiores são as chances de alguém com os mesmos objetivos te encontrar.

Movimente a sua rede

Adicionar pessoas das empresas que você têm o interesse no Linkedin pode render futuros contatos quando surgir uma vaga. Essa também é uma ótima chance de mostrar um pouco mais sobre os seus trabalhos de forma "indireta" com as postagens na rede social. Não sabe quem trabalha na empresa que você almeja um dia estar? É fácil! Vá até o perfil da empresa desejada, clique em pessoas e pronto, você encontrará uma lista com todos que estão (ou já estiveram) trabalhando lá e tem um perfil no LinkedIn.

Crie uma verdadeira rede de networking com a sua conta do LinkedIn. Adicione e siga empresas do seu ramo de interesse e esteja sempre engajado em suas publicações.

Crie um alerta de vagas

Crie um alerta de pesquisas diário ou semanal. Isso pode te ajudar a ser sempre uma das primeiras pessoas a visualizar quando uma vaga for postada. Você recebe a notificação de novas vagas por email e pelo site, o que é ótimo.

O LinkedIn tem um botão que te ajuda a se inscrever em muitas das vagas de forma bem simples e rápida, se chama Easy Apply ou Candidatura simplificada. Onde, dependendo da empresa anunciante, você só precisará apertar um botão para aplicar para alguma vaga e o próprio LinkedIn, irá enviar todas as suas informações automaticamente - com base do seu perfil, por isso tão importante mantê-lo atualizado.

Dica extra para ser uma hacker profissional!

O LinkedIn é uma rede social totalmente profissional, portanto seja cautelosa com as suas publicações e na forma de como vai abordar as pessoas. Afinal, ninguém está lá para ver as fotos da sua última viagem de férias ou do seu jantar, né? 

mais posts