Marcas verbalizam o tempo todo, e posicionamentos on-line ou off-line sempre foram divisores de águas e de números em processos de criação. No universo da comunicação, a construção de posicionamento de marca recebeu por muito tempo seu nome como marketing digital.
Com a convergência e a globalização do acesso à informação, os canais de comunicação foram tomando um espaço como vitrine para consolidação de posicionamento, além de se tornarem a porta de entrada para networking e expressão. Neste processo, a procura por posicionar e estabelecer uma marca sólida no mercado digital dependia integralmente do processo de marketing e de estratégias, resultando em negócios e contato direto com as pessoas.
Já passamos desta fase de transição entre marcas no off-line e no on-line, e entendemos que uma marca que não estar no ambiente on-line é quase como se seu naming ou cnpj fossem inexistentes. Também sabemos que uma marca sem posicionamento é uma marca que não tem diálogo. Afinal, o marketing digital é o responsável pelo aumento de vendas, alcance, relacionamento com clientes, construção de credibilidade e autoridade.
Anualmente, a Interbrand - consultoria global de marca, junto com a Zeeng - plataforma de Big Data Analytics voltada para o setor de marketing e comunicaçao, mais a Bluma Hub - empresa focada em estratégias digitais, preparam um estudo que analisa o ranking e o impacto positivo de posicionamento de marcas na internet.
Em 2019, 25 marcas foram apresentadas como as mais valiosas do mercado brasileiro. No ranking, entre as mais bem posicionadas, estavam marcas como: O Boticário, Lojas Renner, Reserva e Hospital Sírio-Líbanês (os hospitais mostram-se muito estruturados em relação à seu posicionamento!).
Essa importância de posicionamento foi ficando cada vez mais crucial para marcas e empresas se manterem de pé no mundo das convergências.
As palavras funcionam como células que compõe a estrutura de uma narrativa. Elas são orgânicas, com traduções infinitas pelo mundo ou nem sempre (tem palavra que a técnica de tradução é incapaz de traduzir, como por exemplo, saudade, no inglês. O que vale é lembrar que o poder de uma palavra dita é o mesmo da não dita - elas marcam histórias, presenças e posicionamentos. Nascem, crescem e até morrem, mudam sua ortografia e se reinventam até ficarem "manjadas" ou parecerem intelectuais demais.
Uma marca é composta por essas células. São elas que definem um propósito, um valor e uma missão. As palavras que escolhemos e a forma como as usamos dizem muito sobre onde queremos chegar, quem queremos atingir e como queremos apresentar. Elas também são compostas por voz, mensagem e localização. Por isso, são ferramentas cruciais para a construção de identidade verbal ou Branding verbal, que vem para ressaltar o poder que a palavra tem para verbalizar e comunicar qualquer meio, para qualquer pessoa - basta saber a palavra certa.
O Branding verbal ou identidade verbal vai além do posicionamento e do marketing digital. Ele começa pela valorização da palavra como processo de verbalização, passa pela construção da essência e permeia o propósito. Ele é capaz de acompanhar e mensurar todas as ações da sua marca, fazendo com que você entenda quem você é (como marca) e o comportamento e as preferências do seu público-alvo. É uma ferramenta que utiliza técnicas de linguagem e escrita, e que possibilita às marcas contarem sua história e serem percebidas de maneira tangível e consistente.
Como qualquer processo de construção de marca, o processo do Branding verbal merece atenção da empresa e das pessoas que a compõe. A forma como a empresa vai se comunicar com seus clientes e futuros consumidores pode ser a responsável pela satisfação ou não desse público. Este processo deve ter um discurso único e de fácil identificação, mas sem deixar de apresentar seu propósito, seus atributos e sua cultura, porque o Branding verbal também é responsável por criar uma cultura de marca.
Então vamos ao resumo de tópicos:
O que o Branding verbal faz?
Quais são os elementos que compõe o Branding verbal?
Todos os elementos que compõe a estrutura de construção de Branding verbal, deverão manter um significado e uma linha em comum de narrativa, ser consistentes e refletir a essência da marca. Os pontos mais importantes são a mensagem e o tom de voz, pois o grande objetivo do Branding verbal é posicionar sua marca no mundo com uma história sólida e um propósito que faça sentido na atuação e na hora de chamar seu público-alvo.