SEO: os primeiros passos para o seu site aparecer no Google
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SEO: os primeiros passos para o seu site aparecer no Google

 

Convidamos a Resultados Digitais para preparar uma pauta super especial com as melhores dicas de SEO. Quer saber quais são os primeiros passos para o seu site aparecer no Google? Confira abaixo!

Se você trabalha com comunicação ou marketing, é bem provável que já tenha ouvido falar em SEO, não é mesmo? A partir dessa prática, o site ou blog da sua empresa ficará melhor posicionado e mais Leads chegarão às páginas do negócio, podendo se transformar em clientes.

Porém, se você ainda tem dificuldades para entender o SEO e como desenvolver essa técnica, não se preocupe! A seguir, vamos explicar mais detalhadamente do que se trata esse método e como desenvolvê-lo. Continue a leitura e confira!

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optmization, que em tradução literal para a língua portuguesa significa “otimização para motores de busca”. Trata-se de um conjunto de táticas que, quando colocadas em prática, podem fazer com que uma página esteja colocada à frente das outras em buscadores como o Google.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1997, em um artigo do Search Engine Land. A partir de então, a técnica só se aperfeiçoou e vem sendo utilizada por empresas de praticamente todas as áreas.

O princípio do SEO está no ranqueamento de palavras-chave. Assim, uma loja de calçados pode trabalhar termos como “tênis de corrida” em suas publicações digitais. Desse modo, quando alguém buscar por esse tema no Google, a posição será prestigiada.

Como começar a desenvolver o SEO?

Para desenvolver o SEO de uma empresa, existem algumas ações que precisam ser seguidas. Observe, a seguir.

Faça um diagnóstico do site

O primeiro passo para desenvolver um bom SEO é fazer um diagnóstico do seu site. Para isso, você pode utilizar a Ferramenta de Análise de Páginas, desenvolvida pela Resultados Digitais e a Supersonic.

Essa ferramenta faz uma análise minuciosa do seu site, levando em consideração questões como persuasão, velocidade, SEO e mobile. A partir disso, uma nota é gerada para o seu site, variando de 0 a 100.

Além disso, são demonstrados erros que devem ser resolvidos com urgência, como a ausência de HTTPS, otimização para mobile, title tag, meta description, entre outros aspectos que são utilizados pelo Google para classificar um site como relevante ou não.

Crie um cadastro no Google Search Console e no Google Meu Negócio

Também é importante que você crie um cadastro para o seu site em duas ferramentas do Google, o Google Search Console e o Google Meu Negócio.

Google Search Console

O Search Console faz uma varredura no seu site e mostra como o buscador o visualiza. Ele considera as seguintes funcionalidades:

     Aparência de pesquisa: mostra como o Google enxerga as páginas em diferentes partes, como imagens, títulos, etc.;

     Tráfego de pesquisa: analise se o que as pessoas estão pesquisando no Google condiz com o que o site oferece, verificando se ele é relevante ou não;

     Índice do Google: observa como está o desempenho do Google em indexar a sua página e em identificar as palavras-chave que você trabalha;

     Problemas de segurança: faz a notificação de vulnerabilidades que são encontradas no site;

     Outros recursos adicionais: observa outros recursos que o site oferece, como assistentes virtuais, ferramentas etc.

Google Meu Negócio

Já o Google Meu Negócio é uma ferramenta utilizada para que se possa praticar o chamado SEO local, ou seja, para as pessoas que estão próximas da sua empresa possam encontrá-la. Esse serviço é muito utilizado por lojas varejistas, restaurantes, consultórios médicos ou odontológicos etc.

Ao criar uma conta no Google Meu Negócio, as pessoas passarão a visualizar a sua página de contatos, que pode ter o endereço, o telefone e o email, por exemplo. Assim, poderão solicitar informações e ir até o estabelecimento.

Mapeie as personas do negócio e a jornada de compra

As personas nada mais são do que personagens semi fictícios, criados a partir de dados reais dos seus clientes. Dessa maneira, é preciso fazer um mapeamento para verificar a forma como elas acessam o seu site, o que elas gostariam de encontrar nele etc.

Também é preciso fazer um mapeamento da jornada de compra desses clientes. Geralmente os consumidores passam por três fases:

     Reconhecimento do problema;

     Consideração da solução;

     Decisão da compra.

Compreender cada um desses momentos é importante para que se possa fazer uma produção de conteúdo eficiente. Para ajudar você nessa tarefa, a RD desenvolveu o kit Personas e Jornada de Compra. Vale a pena conferir!

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Para saber que palavras-chave devem ser utilizadas para ter um bom SEO no seu site, é importante fazer uma pesquisa aprofundada. Para isso, devem ser seguidos os seguintes passos:

     Verifique quais são as principais palavras-chave do seu negócio;

     Encontre palavras long tail, ou seja, que são mais específicas;

     Entenda o volume de busca de cada palavra;

     Veja qual é a posição atual do seu site no Google;

     Observe o potencial e a dificuldade de cada termo.

A partir desse mapeamento, você saberá quais são os termos mais relevantes para o seu negócio. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para ajudar na pesquisa. Uma delas é o Ubersuggest, que é gratuita.

Otimize os conteúdos que já tem

Agora que você já sabe quais são as palavras-chave do seu site, é chegado o momento de reorganizar o seu conteúdo. Tudo o que já foi produzido precisa ser otimizado, de modo que os textos do site e do blog possam ser modificados, para trabalhar com as palavras-chave pesquisadas.

É importante sempre manter a URL das páginas quando forem feitas extensões ou modificações do conteúdo.

Crie conteúdos

Finalmente, você deve criar conteúdos para o seu blog. Pense em assuntos que possam ser úteis e interessantes para a sua persona e desenvolva pautas.

Depois crie materiais úteis e bem escritos, trazendo sempre qualidade, para que o seu blog não seja apenas bem ranqueado pelo Google, mas também tenha credibilidade perante o público.

Esperamos que, com este artigo, você consiga desenvolver um bom SEO e dar os primeiros passos para que o seu texto apareça nas buscas que as pessoas fazem no Google.

Para continuar se aprofundando, você pode baixar o nosso eBook que traz um guia completo do SEO. Ele está em sua quarta edição, trazendo o que há de mais atual sobre o tema.

 

 

 

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