Convidamos a Resultados Digitais para preparar uma pauta super especial com as melhores dicas de SEO. Quer saber quais são os primeiros passos para o seu site aparecer no Google? Confira abaixo!
Se você trabalha com comunicação ou marketing, é bem provável que já tenha ouvido falar em SEO, não é mesmo? A partir dessa prática, o site ou blog da sua empresa ficará melhor posicionado e mais Leads chegarão às páginas do negócio, podendo se transformar em clientes.
Porém, se você ainda tem dificuldades para entender o SEO e como desenvolver essa técnica, não se preocupe! A seguir, vamos explicar mais detalhadamente do que se trata esse método e como desenvolvê-lo. Continue a leitura e confira!
SEO é uma sigla para Search Engine Optmization, que em tradução literal para a língua portuguesa significa “otimização para motores de busca”. Trata-se de um conjunto de táticas que, quando colocadas em prática, podem fazer com que uma página esteja colocada à frente das outras em buscadores como o Google.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1997, em um artigo do Search Engine Land. A partir de então, a técnica só se aperfeiçoou e vem sendo utilizada por empresas de praticamente todas as áreas.
O princípio do SEO está no ranqueamento de palavras-chave. Assim, uma loja de calçados pode trabalhar termos como “tênis de corrida” em suas publicações digitais. Desse modo, quando alguém buscar por esse tema no Google, a posição será prestigiada.
Para desenvolver o SEO de uma empresa, existem algumas ações que precisam ser seguidas. Observe, a seguir.
O primeiro passo para desenvolver um bom SEO é fazer um diagnóstico do seu site. Para isso, você pode utilizar a Ferramenta de Análise de Páginas, desenvolvida pela Resultados Digitais e a Supersonic.
Essa ferramenta faz uma análise minuciosa do seu site, levando em consideração questões como persuasão, velocidade, SEO e mobile. A partir disso, uma nota é gerada para o seu site, variando de 0 a 100.
Além disso, são demonstrados erros que devem ser resolvidos com urgência, como a ausência de HTTPS, otimização para mobile, title tag, meta description, entre outros aspectos que são utilizados pelo Google para classificar um site como relevante ou não.
Também é importante que você crie um cadastro para o seu site em duas ferramentas do Google, o Google Search Console e o Google Meu Negócio.
O Search Console faz uma varredura no seu site e mostra como o buscador o visualiza. Ele considera as seguintes funcionalidades:
● Aparência de pesquisa: mostra como o Google enxerga as páginas em diferentes partes, como imagens, títulos, etc.;
● Tráfego de pesquisa: analise se o que as pessoas estão pesquisando no Google condiz com o que o site oferece, verificando se ele é relevante ou não;
● Índice do Google: observa como está o desempenho do Google em indexar a sua página e em identificar as palavras-chave que você trabalha;
● Problemas de segurança: faz a notificação de vulnerabilidades que são encontradas no site;
● Outros recursos adicionais: observa outros recursos que o site oferece, como assistentes virtuais, ferramentas etc.
Já o Google Meu Negócio é uma ferramenta utilizada para que se possa praticar o chamado SEO local, ou seja, para as pessoas que estão próximas da sua empresa possam encontrá-la. Esse serviço é muito utilizado por lojas varejistas, restaurantes, consultórios médicos ou odontológicos etc.
Ao criar uma conta no Google Meu Negócio, as pessoas passarão a visualizar a sua página de contatos, que pode ter o endereço, o telefone e o email, por exemplo. Assim, poderão solicitar informações e ir até o estabelecimento.
As personas nada mais são do que personagens semi fictícios, criados a partir de dados reais dos seus clientes. Dessa maneira, é preciso fazer um mapeamento para verificar a forma como elas acessam o seu site, o que elas gostariam de encontrar nele etc.
Também é preciso fazer um mapeamento da jornada de compra desses clientes. Geralmente os consumidores passam por três fases:
● Reconhecimento do problema;
● Consideração da solução;
● Decisão da compra.
Compreender cada um desses momentos é importante para que se possa fazer uma produção de conteúdo eficiente. Para ajudar você nessa tarefa, a RD desenvolveu o kit Personas e Jornada de Compra. Vale a pena conferir!
Para saber que palavras-chave devem ser utilizadas para ter um bom SEO no seu site, é importante fazer uma pesquisa aprofundada. Para isso, devem ser seguidos os seguintes passos:
● Verifique quais são as principais palavras-chave do seu negócio;
● Encontre palavras long tail, ou seja, que são mais específicas;
● Entenda o volume de busca de cada palavra;
● Veja qual é a posição atual do seu site no Google;
● Observe o potencial e a dificuldade de cada termo.
A partir desse mapeamento, você saberá quais são os termos mais relevantes para o seu negócio. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para ajudar na pesquisa. Uma delas é o Ubersuggest, que é gratuita.
Agora que você já sabe quais são as palavras-chave do seu site, é chegado o momento de reorganizar o seu conteúdo. Tudo o que já foi produzido precisa ser otimizado, de modo que os textos do site e do blog possam ser modificados, para trabalhar com as palavras-chave pesquisadas.
É importante sempre manter a URL das páginas quando forem feitas extensões ou modificações do conteúdo.
Finalmente, você deve criar conteúdos para o seu blog. Pense em assuntos que possam ser úteis e interessantes para a sua persona e desenvolva pautas.
Depois crie materiais úteis e bem escritos, trazendo sempre qualidade, para que o seu blog não seja apenas bem ranqueado pelo Google, mas também tenha credibilidade perante o público.
Esperamos que, com este artigo, você consiga desenvolver um bom SEO e dar os primeiros passos para que o seu texto apareça nas buscas que as pessoas fazem no Google.
Para continuar se aprofundando, você pode baixar o nosso eBook que traz um guia completo do SEO. Ele está em sua quarta edição, trazendo o que há de mais atual sobre o tema.