Brainstorming é um processo criativo utilizado para estimular o pensar fora da caixa e encontrar soluções para os problemas. É, também, uma técnica de organização de ideias bastante utilizada por pequenas e grandes empresas, podendo ser feita em grupo ou até mesmo individualmente.
E para te ajudar a maximizar os resultados, a Post-it separou algumas orientações para uma sessão mais focada e produtiva. Descubra abaixo os 5 passos e desmistifique essa técnica que vai revolucionar a sua forma de organizar as ideias:
- Comece definindo o problema
É muito identificar o problema e, para tanto, formule uma pergunta que resuma o que você precisa resolver. Ex: "Como podemos atender a necessidade X do nosso cliente?"
- Coloque uma ideia nova em cada Nota Adesiva Post-It
Para te ajudar a visualizar as suas ideias, escreva cada uma em cada Nota Adesiva Post-It.
- Junte as ideias similares em grupo
Agrupe as ideias similares, separando-os pelas categorias que você julgar relevantes.
- Vote
Se a sessão for em grupo, estabeleça que cada participante escolha 3 ideias. Se for individual, avalie-as e também escolha três.
- Desenvolva
Após a seleção das ideias favoritas, avalie-as novamente e desenvolva as que você achar mais relevantes.
Anotou tudo? Agora, confira mais algumas dicas para todas a sua sessão ainda mais produtiva:
- Mantenha comentários positivos
O brainstorming é um momento de contribuição de ideias, de esforçar-se para enxergar além do óbvio. Assim, tente não não discordar das ideias que surgem durante a sessão - e isso não quer dizer que você precise concordar com todas, mas sim tentar enxergá-las sob outro ponto de vista e remodelá-las de um novo jeito.
- Não execute cedo demais
O céu não tem limites para o brainstorming. No decorrer do processo, a ideia pode chegar a um ponto genial em que ainda não é aplicável dentro da sua realidade. Então deixe-a fluir. Isso mesmo, permita com que ela permeie o quanto der antes de voltar à realidade, pois assim você terá fortalecido essa ideia.
- Sempre olhe para a frente
Tente não dispensar uma ideia só porque ela não deu certo em algum momento no passado. Em vez de descartá-la, considere reformulá-la. O que não deu certo no passado, se bem trabalhado, pode solucionar no futuro.
- Seja visual
Diversos estudos apontam que tornar a ideia visual colabora para o seu desenvolvimento. Por isso, a dica é rabisque, desenhe, esboce, escreva e compartilhe. Pegue aquele Post-it e faça um esquema que ajude a traduzir o que você está pensando. Escreva em letras maiúsculas a palavra-chave. Ilustre as suas ideias e deixe-as expostas na parede, na tela do computador, no planner e onde você quiser.
Gostou? Conte pra gente nos comentários qual a sua dica para organizar as ideias!
Foto: Mana Marimoto