Manual de boas maneiras para quem está começando em um novo trabalho
dicas

Manual de boas maneiras para quem está começando em um novo trabalho

Já pensou que algumas atitudes podem atrapalhar a forma como as pessoas te veem como profissonal? Foi pensando em te ajudar a manter as boas maneiras dentro do seu local de trabalho que listamos algumas dicas para quem está entrando no mercado ou até mesmo começando em um novo emprego. Afinal, é preciso mostrar que você é muito além do que o seu currículo diz, certo?

A empolgação de começar a sua vida profissional e adulta - e ter aquela sensação de liberdade financeira -, pode ser vista de diversas formas, dependendo do seu comportamento, na sua primeira semana na empresa. Por isso, é essencial manter a postura e lembrar de todas essas regrinhas de etiquetas que com certeza vão te ajudar a tirar de letra essa nova fase. Reunimos alguns pontos importantes que precisam ser levados tão a sério quanto a sua vontade de se destacar logo no primeiro dia, vem ver:

1. Muita atenção na hora de responder um e-mail

Pode até parecer óbvio, mas você não vai querer lotar a caixa de e-mails de toda a empresa tendo apenas a intenção de responder apenas uma só pessoa, né? Por isso, muita atenção na hora de apertar a tecla "enviar" para se dirigir apenas à um remetende. Lembre-se de verificar se na hora de responder aquela pergunta, quem são os destinatários que realmente precisa receber aquela resposta.

2. Não fique cobrando uma resposta a cada 5 minutos

Sabemos que não existe nada mais precioso do que receber um "aprovado" sobre aquele projeto o mais rápido possível, mas é preciso ter paciência e entender que nem todo mundo está logado 24 horas por dia no e-mail. Não seja a pessoa desesperada por uma resposta que fica enviando a cada 5 minutos um "olá" apenas para lembrar que a pessoa precisa te responder. Se o assunto for urgente, vale mencionar no final do que algo como "Aguardo uma resposta o mais rápido possível", ou se você trabalhar com a Gmail, a plataforma disponibiliza um recurso que é possível lembrar aquela pessoa de responder sem precisar mandar a mensagem cobrando.

3. Como se dar bem nas suas primeiras reuniões

Lembre-se que é importante saber quem são as pessoas que realmente precisam estar nessa reunião, ou seja, não adianta marcar todo mundo para discutir um assunto que somente o time comercial poderia participar. Também é importante saber que, ao marcar uma reunião, é preciso saber se todos os participantes não têm um compromisso já marcado para o mesmo horário. Para isso, é essencial consultar o Google Agenda ou enviar o "invite" para que cada um sinalize se poderá ou não participar. Outro ponto importante é ser pontual e respeitar o horário estipulado, afinal, as pessoas podem ter outras reuniões agendadas depois com clientes e, por isso, é imprescindível estipular um tempo na agenda de cada um. 

Nem precisamos dizer que reuniões no horário de almoço é quase que um crime, né? A menos que você garanta o lanche de cada um deles - brincadeirinha, ou talvez nem tanto. Se o caso for de extrema urgência e não tenha como ser em outro horário, diga que "sente muito", mas que foi a única forma que você encontrou para combinar com os horários de todos. 

4. Não esqueça de deixar o celular em modo avião durante uma reunião

Precisamos voltar na ponto da reunião, mas dessa vez para alertar que: ninguém quer passar pelo constrangimento de receber uma ligação da mãe ou aquelas notificações do Whatsapp do grupo de amigas que não param de falar sobre os crushes, no meio de uma apresentação com os chefes e equipe, certo? Certíssimo! Por isso, lembre-se sempre se desligar o seu celular ou apenas deixá-lo em "modo avião" (em alguns aparelhos é possível também ativar o "não perturbe" pelo tempo necessário) ao entrar em uma sala de reunião. 

5. Verifique a sua tela antes de compartilhar com o time em uma apresentação

Além de verificar se não tem nenhuma aba "indesejada" antes de compartilhar com o time em uma apresentação ou reunião, também é importante lembrar de desligá-la ao final. Ninguém precisa saber o que você anda conversando com as suas amigas pelo whatsapp web e muito menos saber que você andou visitando o site da sua marca favorita durante o expediente. 

6. Cuidado com o seu primeiro happy hour da empresa

Nós sabemos que, assim como manter o foco no trabalho, é importante ter os momentos de lazer e poder se aproximar ainda mais da sua nova equipe, mas lembre-se: eles continuam sendo os seus colegas de trabalho mesmo em uma mesa de bar. Então muito cuidado ao achar que esse é o momento de beber todas e se abrir sobre os seus problemas e aventuras apenas para se "enturmar" mais rápido. Te garantimos que a ressaca moral no dia seguinte pode ser ainda pior!

7. Muita atenção no dress code da empresa

Vamos combinar que, nos dias de hoje, em empresas mais modernas e invadoras, o dress code passa longe do formal demais, mas isso não significa que você pode aparecer de shorts jeans e top cropped para trabalhar. É preciso manter a noção da vestimenta e apostar em um look casual, mas ao mesmo tempo arrumado na medida certa. Claro que essa regra não encaixa para escritório de advocacia e outras empresas onde é preciso manter o estilo social em todos os momentos. 

8. Nada de ficar postando 1 milhão de stories em pleno horário de trabalho

Sabemos que é preciso alimentar as nossas redes sociais para manter o movimento de likes e visualizações, mas também é preciso manter o foco no trabalho e deixar o celular de lado no expediente. Isso não anula você tirar um tempinho para relaxar, tomar um café e verificar as suas notificações do Instagram por alguns minutos no meio do dia, ok? 

9. Ficou doente? Nada de aparecer no trabalho

Sabemos que é preciso mostrar garra e força de vontade em nosso trabalho, mas você não quer ser a pessoa que vai passar uma gripe para todo o resto da equipe, quer? Sabemos que não, portantanto, se você estiver doente é melhor agir com sinceridade e avisar o RH que você não está se sentindo bem para comparecer ao trabalho (e levar um atestado no dia seguinte). Ninguém é invencível e se o seu corpo pede um repouso, é preciso obedecê-lo e não colocar outras pessoas em risco. 

 

mais posts