Já demos a dica de como deixar seu currículo perfeito: o melhor formato, do’s and dont’s e tudo mais. E agora queremos saber: você já mentiu dentro do seu currículo? Ou em alguma entrevista?
Às vezes exageramos em algum detalhe ou citamos algo que deve ser relevante para a área, mas que não temos tanto conhecimento assim. Parece bobeira, mas essas mentirinhas podem te colocar em situações super constrangedoras.
Como por exemplo, nossa co-fundadora, Catharina Dieterich, que já admitiu ter exagerado no nível de alemão e se encontrou em uma entrevista em uma empresa cujos donos suecos falam alemão fluentemente. A Catha contornou a situação e conseguiu a vaga, mas nem sempre é assim.
Então se você vai aproveitar a quarentena para atualizar o CV, revise todos os pontos e veja o que é realmente relevante, se existe alguma informação que você acabou enfeitando demais para parecer mais qualificada e que possa te colocar em uma saia justa futuramente. A dica é: se houver algum requisito, como saber usar um software específico, por exemplo, diga que seu conhecimento é básico ou que está aprendendo - se passar de expert por algo que pode ser cobrado de você depois é furada, viu?
A Isa, nossa designer, sabe muito bem como é isso. Numa entrevista, perguntaram se ela sabia mexer em uma plataforma e ela confirmou, mesmo não tendo a menor ideia de como usá-la. Resultado: ela teve que se desdobrar na madrugada pra aprender e foi um sufoco que poderia ter sido evitado.
Outra prática bastante comum é colocar no currículo todos os cursos e prêmios que já ganhou na vida. Por mais que você queira impressionar o recrutador, o indicado é incluir somente os cursos e prêmios mais relevantes para a vaga, pois assim você enriquecerá o seu currículo sem se estender. A Ali, do time de conteúdo do Steal The Look, contou que uma vez pediu para uma amiga ajudá-la a montar o CV e só depois de já ter enviado a candidatura, que ela percebeu que a amiga havia incluído o primeiro lugar nas Olímpiadas de Redação do ensino fundamental - uma informação que, apesar de todo mérito, não precisava estar no currículo.
Para deixar o seu CV mais atraente e dinâmico, sugerimos selecionar bem quais verbos usar e evitar os mais clichês. Por exempo, em vez de usar "fazer", troque por "formular": "fiz uma nova diretriz para metas e métricas" fica bem mais interessante quando o verbo é trocado para "formulei uma nova diretriz para metas e métricas" - dá a impressão de que a pessoa dedicou mais tempo e conhecimento para chegar no resultado, além de reforçar a autoria do criador dessa diretriz.
Pensar nesses detalhes eleva o seu currículo a outro nível sem precisar maquiar a sua trajetória profissional. Confira abaixo uma lista de verbos que darão um up no seu CV:
Iniciativa
Criativadade
Pensamento crítico
Liderança
Comunicação
Ao utilizar verbos de ação, você deixará suas realizações profissionais mais claras e diretas, o que é bastante positivo aos olhos do recrutador. Vale lembrar que essa dica também pode - e deve! - ser aplicada na entrevista.