As idealizadoras do Criando Crianças Pretas, Deh Bastos e Paula Batista, são as nossas colunistas mensais sobre comunicação antirracista. Elas são especialistas no assunto e prepararam uma pauta sobre uma pergunta que as mulheres empreendedoras frequentemente escutam: você que agora está empreendendo, qual é o seu plano B?
Você agora tá empreendendo, né? Que legal, mas qual o seu plano B?
A cobrança e as expectativas da família e dos amigos sobre quem está empreendendo é gigantesca. A pressão para que você tenha um "Plano B" caso não dê certo, a expectativa de que será tudo rápido e sem grandes desafios, a desconfiança sobre a consistência do seu negócio (principalmente quando é algo envolvendo inovação e tecnologia), vixe... a lista é grande. Aí para piorar tudo, vem um vírus que faz o mundo parar. Multinacionais demitindo, empresas fechando, Estado declarando calamidade pública para poder intervir nas empresas privadas de forma a garantir o mínimo de empregabilidade - um caos!
Mas ainda não é o fim, você estava preparada e sabia dos desafios, você estudou, fez cursos, mentorias, leu tudo sobre os obstáculos que uma pessoa enfrenta para empreender. Você reforma várias coisas no seu modelo de negócio e vai à luta (sem sair de casa). E se está todo mundo em casa, o aumento no consumo de produção de conteúdo bomba, então bora produzir conteúdo no seu nicho, né?!
NÃO!
PARE!
RESPIRA!
E não acredite no que estão dizendo de que as coisas nunca mais serão as mesmas. Elas serão sim, não entramos nessa pandemia de um jeito e acabaremos mecanicamente de outro. Não somos, enquanto pessoa, um produto numa fábrica. Você, o seu propósito, o seu planejamento seguirão quando isso passar. Esses dias eu ouvi alguém dizendo que “o planejado perfeito é aquele que foi executado", aí eu entendi o momento do processo que estou: justamente o planejamento que será SIM executado quando for possível.
Mas não é tão simples assim, e a economia mundial que vai quebrar? As milhares de pessoas que vão passar fome e as que vão morrer? Tudo isso é muito grave, e essa situação é sem dúvida nenhuma uma das maiores tragédias de toda a história da humanidade e é justamente por isso que, agora, podemos usar o exemplo das orientações de voo: “Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente. Neste momento, puxe a máscara mais próxima para liberar o oxigênio e respire normalmente. Lembramos que deverão colocar suas máscaras primeiro para em seguida auxiliar os demais”.
Lembra o povo lá do começo do texto, que agora deve estar te cobrando ainda mais um Plano B, então, deixa eu te contar: eles também estão assustados e inseguros. Aliás, estamos todos. E a melhor forma de combater o medo é com informação e diálogo.
Em tempo de caos (e em todos os tempos) o Plano A é FICAR BEM, estar saudável (cuide da sua saúde mental) e o Plano B pode ser o negócio. Olha só: você tem um Plano B!