Quais oportunidades de trabalho se abrem com a aceleração das mudanças no mercado de moda trazidas pela pandemia? (parte 1)
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Quais oportunidades de trabalho se abrem com a aceleração das mudanças no mercado de moda trazidas pela pandemia? (parte 1)

A pandemia ainda não acabou e é claro que vivemos um tempo de muitas incertezas, mas, com a vacinação avançando em todo o mundo e grandes tendências do varejo de moda se consolidando, é possível olhar um cenário um pouco mais animador para o mercado de trabalho nos próximos tempos.

Durante esse ano, observamos um avanço sem precedentes nas maneiras de trabalhar, vender e atender através de meios digitais, projetos de desenvolvimento de novos canais e omnichanel que estavam programados para serem implementados em anos foram tirados do papel em meses, e, é claro, surgirão muitas arestas para aparar nos próximos tempos e muitas oportunidades para profissionais que se encaixem nas novas demandas.

Por isso, quero destacar algumas das frentes que considero interessantes de manter no seu radar, se você deseja fazer parte destas novas oportunidades que podem surgir.

Marketing de Dados

Um dos maiores gastos de uma marca de moda atualmente está no marketing e suas dimensões.  E é por isso que é uma questão crucial investir de maneira assertiva, levando as ofertas certas para os clientes certos.

A área de Marketing de Dados não é exatamente nova, mas, com a explosão do digital, se ampliaram muito as possibilidades de captar e cruzar dados de clientes, vendas, produtos, margens e etc.  Com isso, é possível ter muito mais precisão nas ações, clusterizando lojas, clientes, produtos e criando ações mais precisas.

Em um ambiente digital muito concorrido, essa pode ser a diferença entre ter bons resultados ou não. Para isso, é necessário profissionais que entendam muito de estatística e análise de dados, mas que também tenham a capacidade de entender nuances de comportamento de comunidades.  Além disso, é um diferencial aquele que também consegue entender a relação entre as linguagens visuais e as características de cada público.

Mídias Sociais

Há pouco mais de dez anos o Instagram nasceu e, com ele, houve uma revolução na maneira em como as marcas de moda passaram a ser comunicar com seus consumidores, potencializando uma semente já plantada pelas blogueiras.

A apresentação dos produtos passou a ficar cada vez mais humanizada e próxima do uso real dos clientes, em contraposição à estética conceitual das passarelas.  As comunidades de influência passaram a agir de forma autônoma na promoção de produtos e de linguagens que mais lhe agradavam e, com o amadurecimento da plataforma, nasceu um mercado milionário relacionado a compra de influência e anúncios.

O fato é que, nos últimos anos, o ambiente do Instagram está cada vez menos orgânico e cada vez mais caro.  Além disso, a troca constante dos modelos de priorização do algoritmo traz insegurança para as marcas enquanto novas plataformas surgem como alternativa. Complexo, né?

Pois é, se você adora lidar com essa complexidade, as empresas estão precisando muito de você!

Há uma tendência de diversificação também nos canais de comunicação e isso tende a gerar muito trabalho, tanto para escolher as estratégias em cada canal quanto para produzir conteúdo adequado para vários canais diferentes.  Os profissionais produtivos e capacitados para participar dessa estratégia e gerar esse tipo de conteúdo terão emprego ou serão empreendedores bem-sucedidos!

No próximo artigo, vamos nos aprofundar em outras frentes de oportunidades para profissionais no mercado de moda – fique de olho!

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