Por que roupas muito parecidas podem ser mais caras em algumas marcas do que em outras?
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Por que roupas muito parecidas podem ser mais caras em algumas marcas do que em outras?

Uma avaliação comum entre consumidores de moda é que uma roupa é mais cara em uma marca em comparação com a outra porque “deve estar ganhando muito mais dinheiro”, mas normalmente esse não é o caso.

A questão é que diferentes marcas têm diferentes características em termos de escala, de canais de distribuição e de estratégias mercadológicas.  Esses fatores afetam tanto os gastos quanto o valor percebido pelos clientes.

Escala

A escala de produção quer dizer quantas peças iguais à empresa oferece por modelo.  Quanto maior a escala, menores tendem a ser os custos de produção, e vice-versa.  Por outro lado, quanto maior a escala, menor o grau de exclusividade de determinado produto para o cliente.  Ou seja, empresas maiores, que produzem muitas peças para cada modelo, tendem a conseguir custos menores e, com isso, repassar preços menores para seus clientes.

A escala também afeta as despesas de venda.  Por exemplo, uma grande loja cheia de produtos tende a ter suas despesas distribuídas em uma venda muito maior, porém a exposição e o atendimento são mais massificados.  Por isso, “boutiques” têm um gasto maior para realizar cada venda, mas tendem a conceder serviços mais personalizados.

Canais de distribuição

Cada marca tem uma estratégia diferente para levar seus produtos até os clientes finais. Algumas têm lojas próprias, outras contam com franquiados ou revendedores como intermediários.  A presença destes intermediários faz com que aumentem gastos com impostos, logística e administração.  Esses gastos precisam ser repassados para toda a rede, pois o preço final para o consumidor não pode variar. 

Porém, redes com muitos modelos de distribuição tendem a potencializar a abrangência geográfica da marca, permitindo que mais regiões tenham acesso aos seus produtos.

Estratégias mercadológicas

Finalmente, os aspectos mercadológicos têm grande participação nas despesas gerais de uma empresa de moda.  Exemplos deles são: estilo e curadoria de produtos, fotos de campanhas, comunicação nas mídias sociais, publicidade online e offline, assessoria de imprensa, eventos para promoção de produtos, entre tantos outros.

O valor agregado das questões mercadológicas está relacionado a oferecer o produto do jeito certo, para os clientes certos, no lugar certo.  Ou seja, pode levar muito valor para o cliente, pois está relacionado à conveniência no processo de compra e ao valor simbólico do produto e da marca.

Quando preferimos ir a um shopping comprar um produto ou ter um serviço de delivery com facilidades de devoluções e trocas, estamos usando os benefícios que estas despesas geram!

Portanto, a combinação destes três fatores é o que mais gera diferenças de preços entre produtos parecidos em lojas diferentes. Cabe a cada cliente avaliar a que confere valor, e quais conveniências representam vantagens suficientes para se pagar um pouco mais por um produto.

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