Passo a passo para planejar sua carreira em 2021
dicas

Passo a passo para planejar sua carreira em 2021

Ainda que o começo de 2021 se pareça mais com "2020 parte II", o início de ano é sempre um bom momento para sentar, refletir sobre seus objetivos e traçar seus novos planos, não é mesmo?

Eu particularmente gosto de organizar as minhas coisas, traçar metas e, confesso, abrir várias planilhas. Foi pensando nisso que resolvi listar algumas dicas de carreira para tirar o melhor de 2021 e dar uma guinada na carreira. Esse guia rápido traz quatro conselhos que podem causar um impacto muito positivo no seu planejamento profissional. Vem comigo! 

 

Ter um perfil campeão no LinkedIn é o seu primeiro passo e só depende de você. Então, mãos à obra! Tenha uma foto de perfil que reflita seu tipo de trabalho – um perfil com foto é 21x mais visualizado e recebe 9x mais pedidos de conexão. Capriche no seu título, já que este campo ajuda a te diferenciar quando um recrutador faz uma busca. Não se esqueça de destacar algo que você seja especialista.

Complete o seu “Sobre”. O conteúdo desse espaço funciona como uma carta de apresentação, deve ter até três parágrafos e falar um pouco de sua trajetória e objetivo profissional. Além disso, não esqueça de preencher 100% do seu perfil incluindo cargos, cursos que já realizou, habilidades (tanto técnicas, quanto comportamentais) e algum trabalho voluntário que você tenha feito, por exemplo. Informações como estas aumentam as suas chances de ser encontrado. 

 

Pronto, seu perfil está completo. Porém, não basta ter um LinkedIn cheio de experiências e conhecimento se você não tiver um plano de busca de emprego. O LinkedIn tem algumas ferramentas e boas práticas que podem te ajudar a otimizar essa busca:  

Filtre seus interesses de carreira: No linkedin.com/jobs, use filtros e palavras-chave para encontrar as vagas que mais tem a ver com seu perfil profissional.
Assine os alertas de vagas: Você pode ativar esses alertas com base em filtros específicos como por empresa, localidade ou por setor de atuação.
Não aplique para vagas que não têm a ver com sua atuação: É melhor fazer poucas candidaturas, porém certeiras e bem estudadas, do que enviar o currículo para 500 vagas diferentes apenas para distribuir seu currículo para um volume grande de empresas. 
Use o filtro de foto, #OpenToWork: Esse filtro foi lançado em abril, no início da pandemia, para ajudar as pessoas que tiveram seus empregos afetados a se destacarem na rede. Desde então, usuários que usaram o filtro receberam 40% mais mensagens de recrutadores, além de 20% mais mensagens de colegas de trabalho os recomendando a vagas.
Tenha cuidado com o que você publica: os recrutadores observam não apenas seu perfil mas também como você interage na plataforma. Lembre-se: o LinkedIn é uma rede social profissional que exige conversas de respeito. Na rede, toda a sua atividade, desde posts, comentários e reações, podem ser vistas por terceiros. Não ser respeitoso ou cordial na rede pode comprometer não só o andamento em um processo seletivo, como também a sua imagem profissional.

Hora de se preparar para a parte prática! Um relatório recente do LinkedIn mostrou que a tendência da vez, na hora de recrutar, é a preferência que as empresas passaram a dar a candidatos internos. Isso significa que os candidatos externos precisam estar preparados para disputar uma vaga com pessoas de dentro da empresa, que já conhecem bem a cultura corporativa. 

Por isso, se você é um candidato que vem de fora, vale dedicar seu tempo para estudar a história da empresa, conhecer sua cultura, olhar sua página no LinkedIn e em outras redes sociais, buscar reportagens e, se possível, falar com outros funcionários para identificar as habilidades e atitudes mais valorizadas na companhia. 

O convite para uma entrevista chegou e no e-mail diz: “a entrevista será por videoconferência”. Se o Zoom já fazia parte do dia a dia em 2020, esse ano não será diferente! 

As entrevistas online não sairão de cena mesmo quando a pandemia não for mais uma ameaça. Sendo assim, encare as entrevistas virtuais com a mesma seriedade de uma seleção presencial. Garanta que a parte técnica esteja em ordem, com internet, computador e iluminação funcionando bem. Também não se esqueça de estar com uma roupa apropriada e em um espaço bem organizado, afinal, isso pode dizer muito sobre você. Durante a conversa, demonstre profissionalismo e invista em suas habilidades de comunicação.  

Investir em você e continuar desenvolvendo suas habilidades é algo que deve ser pano de fundo para qualquer planejamento de carreira. O mercado de trabalho é competitivo e dinâmico e, em meio a uma pandemia, cursos online podem ajudar a aprimorar suas habilidades e até mesmo adquirir outras competências. 

Além disso, recentemente disponibilizamos, em parceria com a Microsoft, mais de 90 cursos. Eles foram desenvolvidos com base em análise de dados e conteúdos voltados para as profissões mais demandadas e habilidades mais desejadas no mercado hoje. Eles estão disponíveis aqui.

Agora que você já conhece os passos, é só colocar em prática. Depois, vai lá no meu LinkedIn e me conta, que outras formas você achou para planejar suas metas profissionais para 2021?

 

Erica Firmo

Erica
  Firmo

Formada em relações públicas, atualmente Erica Firmo é head de comunicação para os mercados emergentes do Linkedin, que incluem, entre outros, Brasil e América Latina. Ela também usa o seu trabalho para falar sobre temas que ajudam mulheres a elevarem suas vozes e se desenvolverem na vida profissional.

@ericafirmo

mais posts