leitura

Para se organizar e arrasar em 2020

A mentora Flávia Ferrari separou as melhores dicas para que você comece 2020 com tudo e super organizada! Confira abaixo os conselhos da especialista:

 

Ano Novo, vida nova, novas resoluções.

Depois da correria das festas de final de ano, Janeiro chega como um respiro, um sopro novo de vida para a gente (re)pensar e (re)fazer a vida e descobrir/nutrir o que se ama.

Bem, se esse é o mood do ano, então vamos organizá-lo de uma vez por todas.

Eu decidi traduzir as 6 máximas da organização tanto para a nossa vida pessoal quanto para a profissional e assim começarmos 2020 com o pé direito na direção correta do sucesso.

Antes de começarmos o papo, é importante termos em mente os 6 segredos da organização defendidos pelos organizadores profissionais e especialistas em produtividade:

 

Segredo 1: Planejamento

Todas as vezes que a gente planeja, a execução funciona. O tempo em que você investe planejando te ajuda a poupar tempo na hora de colocar em prática de uma forma mais tranquila.

 

Segredo 2: Seleção e descarte

Tudo aquilo que não serve mais, que está quebrado, rasgado ou que não possui conserto, esses itens não têm que estar em sua vida.

 

Segredo 3: Categorização

Entenda onde cada item precisa ficar em sua casa/vida, o local certo que eles se encaixam. Agrupe ou semelhantes. Assim você tem noção de tudo o que está disponível.

 

Segredo 4: Limpeza

Antes de começar a organizar sua casa, limpe-a. Coloque em prática aquilo que você categorizou. Organize de uma forma lógica, que faça com que os itens que a gente mais usa estejam visíveis.

 

Segredo 5: Identificação

Não adianta só você organizar, é importante você identificar, colocar etiquetas e escrever aquilo que você está guardando para facilitar quando você for utilizar.

 

Segredo 6: Revisão e manutenção

Mesmo que você tenha organizado, é importante sempre rever se os objetos estão em seus devidos lugares, pois com o tempo eles podem ser colocados nos lugares errados. É sempre bom a gente revisar a lógica de organização.



Bem, com esses conceitos em mente vamos aplicá-los tanto à nossa vida profissional - porque organização cabe em todos os aspectos da nossa vida. Bora conferir?

 

ORGANIZAÇÃO DA VIDA PROFISSIONAL

 

  1. Planejamento: esse item é o mais falado, e não por isso menos importante. Planeje o que você deseja atingir em 2020, escreva, coloque metas e como irá atingir esse resultado. O mais importante é ter esse planejamento por escrito com datas e ações claras, passos a serem tomados.

  2. Seleção e descarte: nem tudo aquilo que chega até você é interessante e nem tudo que fazia sentido até um tempo continua a fazer. Evoluímos como profissionais e muitas vezes não nos damos conta de que continuamos a fazer tarefas que não estão mais alinhadas com a nossa nova condição e nem estão trabalhando a favor do nosso planejamento. Vamos selecionar e descartar o que não nos agrega mais.

  3. Categorização: sabendo exatamente o que vai na nossa vida profissional, é hora de categorizar as atividades de acordo com a sua natureza: novos projetos, comercial, parcerias, desenvolvimento pessoal. Essa é a hora onde idealmente distribuímos a energia e o tempo disponível de acordo com o planejamento master. 

  4. Limpeza: não parece muito intuitivo falar de limpeza depois de termos feito o descarte das tarefas profissionais que vamos fazer. A limpeza, porém é a fase do refinamento das tarefas que ficam. Ela traz consigo a ideia que precisamos  nos manter nosso foco e delegar algumas outras tarefas/atividades que mantenam a nossa rotina mais produtiva. Vamos limpar para produzir mais e com ares mais renovados.

  5. Identificação: precisamos comunicar nosso planejamento e nossas metas. Ë a hora de montar a agenda/rotina.É a hora de fazer o quadro de ações.

  6. Revisão e manutenção: tão importante quanto planejar é saber que o bom planejamento é um organismo vivo e pulsante. Uma revisão semanal das tarefas cumpridas/ a se cumprir é fundamental. E uma revisão mensal dos grandes planos também. Se necessário, agende uma revisão trimestral dos objetivos, sentando por um dia todo e revendo resultados, expectativas e realizações.


A sua organização e a sua visão são o segredo do sucesso.

Bora ARRASAR em 2020?

 

Beijos,

 

Flávia

 

mais posts