O que você precisa saber para começar a investir
finanças

O que você precisa saber para começar a investir

Começar a investir pode ser mais simples do que você imagina e a Carol Sandler, mentora, palestrante das duas últimas edições do #PushSP e a nossa colunista de educação financeira, te conta tudo que você precisa saber para fazer com que o seu dinheiro renda! Confira abaixo!

Para quem nunca investiu na vida, parece algo inalcançável: você precisa de rios de dinheiro, entender tudo de investimentos e ter tempo de sobra para poder tomar as melhores decisões. No entanto, nada mais distante da realidade.

Precisamos desconstruir estes mitos de que investir é algo que requer dinheiro de sobra, conhecimentos de especialista e um tempo que você não tem. Na realidade, para começar a investir você precisa apenas de alguns ingredientes:

Disciplina, consistência e tempo para deixar o dinheiro render. E só. Com R$ 30, você consegue investir no Tesouro Direto. Com pouco, já dá para começar. O importante é dar o primeiro passo. Sabe por quê?

Por causa dos juros compostos. Eles são os juros que você ganha em cima dos juros que já ganhou. Quanto mais tempo você deixa o dinheiro aplicado, maior é a aceleração dos seus rendimentos por causa dos juros compostos. Por isso, muitas vezes, o tempo que você tem para deixar aquela grana aplicada é mais relevante do que o valor inicial do investimento.

Preciso reconhecer que quanto maior for o valor inicial, mais produtos interessantes você tem acesso. Mas eu acredito que começar, por si só, é o mais importante.

Além disso, entra em jogo a questão da consistência – e ela é fundamental, pois não adianta fazer uma primeira aplicação e somente deixar ela rendendo e pronto. Para construir um patrimônio, você precisa investir pouco a pouco, mês a mês. O ideal é que você aplique 20% de tudo o que ganha mensalmente – desta forma, os seus rendimentos também vão crescer cada vez mais.

Investir é como andar de bicicleta: você só aprende na prática. No entanto, existem uma série de estudos que mostram que as mulheres são mais perfeccionistas e buscam saber 100% de um assunto antes de decidir falar sobre ele em uma reunião ou aplicar para uma vaga de emprego. Como você pode imaginar, isto é algo extremamente danoso para nossas carreiras.

Quanto aplicamos isto ao universo dos investimentos, sentimos que ainda não sabemos o suficiente para começar a investir – e esta vira uma desculpa para você adiar este processo indefinidamente.

Um levantamento mostrou que 94% das brasileiras acredita que seus maridos entendem mais de dinheiro do que elas. O lado B da história é que quando elas se separam ou ficam viúvas, 74% dizem ter sofrido alguma surpresa negativa. Ou seja: eles não entendem tanto a mais de investimentos do que elas.

Por isso, está na hora de começar. A boa notícia é que você não está sozinha nessa. Para investir, você pode contar com a ajuda de uma assessora de investimentos, que é a profissional do mercado que ajuda investidores a montarem suas carteiras e escolherem suas aplicações. Para poder ajudar as minhas leitoras e seguidoras de forma mais prática, aceitei no ano passado o convite para me tornar sócia-fundadora da Ella’s Investimentos, uma assessoria criada especialmente para ajudar mulheres a começar a investir. 

Para começar a investir, você só precisa tomar esta decisão – e contar com o nosso apoio.

mais posts