O que aprendemos trabalhando presencialmente na Flowork
motivação

O que aprendemos trabalhando presencialmente na Flowork

Depois de mais de seis meses de mudanças radicais no nosso estilo de vida, é quase unânime dizer que todos nós passamos por algumas adaptações devido à pandemia. Alguns perderam seu emprego, outros precisaram mudar o seu rumo profissional e alguns viram a sua carga de trabalho aumentar radicalmente. Para todos estes perfis (e muitos outros), uma das principais mudanças foi a substituição do local físico para o trabalho remoto em casa. Nessa transição, as reuniões presenciais se tornaram videochamadas, os momentos de descontração com a equipe foram substituídos pelas conversas de WhatsApp e a atenção às trocas de emails e fluxos de trabalho precisaram ser redobradas, já que as trocas presenciais foram reduzidas - e em alguns casos totalmente paralisadas. 

Com a alarmante aceleração das posições remotas para as atividades que poderiam ser feitas em qualquer lugar, tornou-se necessária a reflexão sobre a atual forma de trabalho. A distância pode ser um fator decisivo, mas não precisa necessariamente ser limitante. Com uma boa organização e bastante comunicação, é possível trabalhar de forma remota, mas mesmo com toda a flexibilidade do home office, ainda existem fatores que podem atrapalhar e fazer com que as empresas necessitem de um espaço físico e melhor adaptado

Com as mudanças causadas pelo coronavírus, o home office fez disparar vendas de cadeiras de escritório, e segundo um levantamento recente do Google, nunca, desde 2004, a expressão “dor nas costas” foi tão buscada como em abril de 2020. Embora as discussões sobre o futuro do trabalho estejam em alta, muitas empresas já notaram que é possível exercer um modelo mais híbrido, equilibrando o trabalho remoto e o presencial. Segundo um estudo da Gartner - empresa de consultoria -, 82% dos líderes empresariais planejam permitir que os funcionários continuem trabalhando em casa pelo menos uma parte do tempo, e 47% planejam que a mudança seja permanente. 

Devido à pandemia, muitas pessoas voltaram para suas cidades de origem e foi o que aconteceu com parte da equipe do PUSH. Nosso escritório fica em São Paulo, mas agora temos três pessoas que estão em Porto Alegre. Parte da equipe decidiu se encontrar e, para isso, contamos com ajuda do cowkoring Flowork. Nesse post, vamos compartilhar como está sendo passar por essa experiência temporária.

Flow, em inglês, significa “fluidez”. A Flowork escolheu esse nome justamente porque diz muito sobre seu propósito como empresa: facilitar os processos de negócios e conexões. Com unidades em Porto Alegre e Curitiba, a Flow oferece escritórios privativos mobiliados para startups, empreendedores e pequenas, médias e grandes empresas. Especialista em Built to Suit - conceito criado para designar locações imobiliárias que são construídas com base nas necessidades do seu locatário -, também é possível criar uma sede nova com projetos personalizados de acordo com a sua empresa. 

Profissionais autônomos também podem fazer parte da Flowork, afinal um dos principais empecilhos de trabalhar por conta é dispor de um espaço e lidar com o gerenciamento de diversas funções. A Flow oferece planos personalizados, como escritórios virtuais com endereço comercial, serviço de atendimento e gestão de correspondência; estrutura com auditório, rooftop e espaços nobres para eventos corporativos e salas de reuniões e treinamentos com capacidade para 2 até 200 pessoas. Pode ser a solução completa para negócios que estejam buscando facilidade e uma adaptação entre o trabalho físico e remoto. 

Vamos aproveitar para compartilhar nossos aprendizados e, principalmente, os benefícios de estar no Flowork. Vem conferir! 


Melhor comunicação entre equipe

Ter um espaço físico melhorou muito o nosso contato. A equipe ficou mais próxima e a comunicação também conseguiu ficar mais clara e objetiva, facilitando a entrega das nossas demandas. Nos aproximamos mais - com todo cuidado e as medidas de segurança, é claro - e trouxemos mais leveza e assertividade para a rotina, seja durante aquela conversa no almoço ou uma discussão conjunta para resolver alguma dúvida. A Flowork foi o principal fator de mudança nesse quesito. A empresa oferece um refeitório com mesas espaçadas, geladeira, microondas e também uma área externa. 


Detalhes impactam no dia a dia

Durante o home office, para nós ficou claro que o silêncio vale ouro. Atire a primeira pedra quem não se estressou com os barulhos enquanto trabalhava, seja o vizinho falando alto ou aquela obra interminável ao lado da sua casa. Precisamos concordar que sem silêncio é muito mais complicado conseguir trabalhar bem. A Flowork é um espaço super silencioso, e para nós esse foi um dos principais diferenciais que contribuíram para o nosso aumento de produtividade. Quando conversamos com a equipe de onboarding (O time da Flow recebe cada novo usuário para explicar o funcionamento do coworking), as meninas nos contaram um relato que amamos: "Estar no Flowork garante a certeza de que ninguém vai escutar nenhum barulho de mesa de ping pong como funciona naqueles coworkings mais modernos". Mas não pense que a Flow é um lugar careta! A infraestrutura, as salas privadas, os espaços compartilhados e o terraço são muito confortáveis, bem decorados e acessíveis.

Valorizar a presença física 

Mesmo com todas as facilidades das videochamadas, precisamos concordar que nada substitui o contato presencial. Trabalhar na Flowork trouxe mais ânimo aos nossos dias e definiu melhor os limites entre vida profissional e descanso. Sim, o trabalho remoto tem suas vantagens, o tempo de deslocamento é inexistente e ainda dá para aproveitar o horário do almoço para descansar no conforto de casa. Porém, ainda que seja um privilégio poder trabalhar em casa, o home office trouxe mais exaustão aos profissionais

Por conta disso, ter um espaço físico para nos encontrarmos contribuiu muito para que nós pudéssemos ter uma rotina de trabalho mais saudável. Nossa equipe organizou dias alternados e, assim, conseguimos desfrutar de uma experiência híbrida: metade da semana na Flowork e o restante dos dias em casa. É impossível definir qual dos dois formatos é melhor: há quem prefira o modelo tradicional de trabalho e há quem não troque o home office por nada. Para nós, ficou claro que o modo híbrido foi uma forma de dar mais autonomia e liberdade à equipe, encontrar mais produtividade e ter momentos de troca e bastante foco.

No futuro, pretendemos seguir neste formato e esperamos que mais empresas adotem esse modelo. Grandes times podem montar escalas para ter metade das equipes em um dia e metade em outro. Assim, não é necessário dispor de um espaço grande, diminuindo o custo com aluguel, reduzindo a aglomeração e dando mais poder de escolha aos funcionários. 


Mais produtividade na rotina

Depois de quase 6 meses de trabalho remoto, é claro que notamos algumas mudanças ao trabalhar presencialmente. A principal delas foi em relação à produtividade. Sabemos que isso é uma questão individual e que varia conforme o perfil de cada um, mas sentimos que a nossa produtividade aumentou já que agora conseguimos ter mais trocas por estarmos juntas. Mesmo nos dias híbridos de trabalho em casa, o rendimento é maior e mais fluido.

A Flowork nos ofereceu todos os serviços necessários para que não precisássemos nos preocupar com nada (como internet, café, montagem da estação de trabalho e limpeza): apenas chegamos e focamos em trabalhar. 

As diversas salas e tecnologias disponíveis foram essenciais na nossa rotina: durante a reunião semanal do PUSH, optamos por salas com monitores para poder estar em contato com o restante da equipe que estava remota. Mesmo quando nossas calls precisavam ser mais tarde, o processo foi super tranquilo. O Flowork funciona 24h e também nos finais de semana. Não importou qual foi o horário da nossa produtividade, foi possível ter flexibilidade para produzirmos em qualquer momento. 


Por último, pedimos à equipe da Flowork algumas dicas para quem está pensando em flexibilizar o trabalho remoto

  • Monte uma escala e escolha dias específicos: para reduzir os riscos de contaminação, defina dias específicos para que a equipe vá até o local. Se não for possível, aproveite a oferta de outras salas do Flowork. Também vale escolher os dias nos quais seja necessária a presença completa da equipe. 

  • Valorize o trabalho local: às vezes rola aquela preguiça de preparar almoço para o outro dia. Quando trabalhar presencialmente, escolha algum dia para pedir o almoço de um restaurante local junto com a equipe que estiver presente. Além de garantir uma comida preparada no capricho, você pode valorizar o trabalho de restaurantes locais e dar uma alterada na rotina :)

  • Adapte seus horários: a flexibilidade do Flowork permite que cada um trabalhe de acordo com os seus horários. Todos que trabalham aqui têm a chave da sua sala. Assim, ninguém precisa acordar cedo pra sair de casa, mas pode passar o resto do dia trabalhando presencialmente se preferir. 

Funcionalidade, segurança e um lugar que vai transformar sua vida profissional. Se curtiu nosso relato e ficou com vontade de conhecer mais sobre a Flowork, clique aqui e conheça mais sobre esse coworking que estamos apaixonadas! Seja no modelo presencial ou híbrido, temos certeza que a Flowork tem a solução que falta para o seu negócio em um ambiente totalmente pensado para as diferentes rotinas profissionais.

Precisamos debater sobre os novos modelos de trabalho. Se agora nossas casas também são um ambiente profissional, como definir os limites entre lazer e trabalho? Quanto às empresas, será que elas saberão atender as necessidades técnicas e capacitação dos seus funcionários para trabalharem no formato híbrido? Ainda não existem respostas concretas, mas queremos ouvir vocês. Conte nos comentários como tem sido seu processo de trabalho durante a quarentena e compartilhe aquilo que considera essencial para manter uma rotina saudável e produtiva. 

mais posts