Recentemente a marca Reserva anunciou que irá começar a comercializar algumas opções de armário cápsula para o público masculino. A iniciativa certamente vem ao encontro com as correntes minimalistas, mas também pode ser interpretada como uma forma de trazer praticidade e conveniência mesmo para os que gostam de diversificação no guarda-roupas. Afinal, você pode ter o armário cápsula de base e complementar com peças cheias de estilo para comunicar melhor sua personalidade.
Como eu penso muito também no lado “business” das iniciativas... fiquei refletindo que tem uma sacada adicional: aumentar o ticket médio das compras!
Ticket médio é o valor médio que um cliente gasta a cada compra em sua marca. Para entender melhor, precisamos explorar a dinâmica do varejo. Seja no varejo físico ou no virtual, é muito caro trazer um cliente para dentro da sua loja. Dentre os que entram na loja, por inúmeras razões, também é caro ter uma alta taxa de conversão. Ou seja, muitos entram e não compram nada ou por não terem encontrado o produto que queriam, ou por não terem se identificado com o ambiente e atendimento, ou por não estarem dispostos a gastar o que está sendo cobrado, ou por qualquer outra razão. O “match” está longe de ser garantido!
Então, quando “dá match”, o melhor seria tirar o melhor possível dessa relação – o que corresponde a vender o máximo possível de produtos para esse cliente que já se identificou com a marca.
Traduzindo em miúdos, é por isso que os vendedores sempre oferecem uma blusa para você provar com a calça que escolheu durante um atendimento e que os corredores do caixa dos grandes magazines estão lotados de produtos adicionais como necessaires e meias. No mercado digital, as promoções oferecem frete grátis acima de um determinado valor de compra para incentivar o aumento do ticket médio.
Tendo isso em mente, os combos são uma excelente maneira de incentivar o cliente a gastar mais dinheiro, já que conduzi-lo pelo percurso de lembrar da sua marca, entrar na sua loja e efetivamente comprar um produto é algo caro e trabalhoso!
Por outro lado, vender combos envolve um trabalho de retaguarda para organização do estoque e para a criação de campanhas convincentes.
Então, trago os questionamentos: Como consumidor, você é propenso a comprar combos se os benefícios (descontos e praticidade) forem suficientes? E como empresário, você já pensou em como podem aproveitar esse conceito para seu negócio?