O poder dos combos: você gostaria de comprar um armário cápsula pronto? As marcas certamente gostariam de vender!
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O poder dos combos: você gostaria de comprar um armário cápsula pronto? As marcas certamente gostariam de vender!

Recentemente a marca Reserva anunciou que irá começar a comercializar algumas opções de armário cápsula para o público masculino.  A iniciativa certamente vem ao encontro com as correntes minimalistas, mas também pode ser interpretada como uma forma de trazer praticidade e conveniência mesmo para os que gostam de diversificação no guarda-roupas.  Afinal, você pode ter o armário cápsula de base e complementar com peças cheias de estilo para comunicar melhor sua personalidade.

Como eu penso muito também no lado “business” das iniciativas... fiquei refletindo que tem uma sacada adicional: aumentar o ticket médio das compras! 

Ticket médio é o valor médio que um cliente gasta a cada compra em sua marca.  Para entender melhor, precisamos explorar a dinâmica do varejo.  Seja no varejo físico ou no virtual, é muito caro trazer um cliente para dentro da sua loja.  Dentre os que entram na loja, por inúmeras razões, também é caro ter uma alta taxa de conversão.  Ou seja, muitos entram e não compram nada ou por não terem encontrado o produto que queriam, ou por não terem se identificado com o ambiente e atendimento, ou por não estarem dispostos a gastar o que está sendo cobrado, ou por qualquer outra razão.  O “match” está longe de ser garantido!

Então, quando “dá match”, o melhor seria tirar o melhor possível dessa relação – o que corresponde a vender o máximo possível de produtos para esse cliente que já se identificou com a marca.

Traduzindo em miúdos, é por isso que os vendedores sempre oferecem uma blusa para você provar com a calça que escolheu durante um atendimento e que os corredores do caixa dos grandes magazines estão lotados de produtos adicionais como necessaires e meias.  No mercado digital, as promoções oferecem frete grátis acima de um determinado valor de compra para incentivar o aumento do ticket médio.

Tendo isso em mente, os combos são uma excelente maneira de incentivar o cliente a gastar mais dinheiro, já que conduzi-lo pelo percurso de lembrar da sua marca, entrar na sua loja e efetivamente comprar um produto é algo caro e trabalhoso!

Por outro lado, vender combos envolve um trabalho de retaguarda para organização do estoque e para a criação de campanhas convincentes.

Então, trago os questionamentos: Como consumidor, você é propenso a comprar combos se os benefícios (descontos e praticidade) forem suficientes?  E como empresário, você já pensou em como podem aproveitar esse conceito para seu negócio?

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