O guia completo com tudo o que você precisa saber para criar sua própria marca
empreendedorismo

O guia completo com tudo o que você precisa saber para criar sua própria marca

O processo de criação de uma marca pode ser bem complicado, afinal, são muitas etapas a serem feitas para que o seu negócio possa alcançar o sucesso. Pensando nisso, nós separamos um guia completo e prático que vai te ajudar a tirar suas ideias do papel:

_estabeleça metas e objetivos

Antes mesmo de contatar fornecedores ou criar um espaço de vendas, é necessário entender o que você deseja alcançar. Esse questionamento é a base para a criação de toda marca, pois ele irá nortear os próximos passos e possibilitar a correção de futuros problemas.

É fundamental que esses objetivos sejam reais, então ao idealizá-los, tenha em mente que você pode “vender” essas metas para possíveis investidores. Caso os objetivos criados estejam além do possível, o melhor caminho é repensar e recomeçar por metas mais acessíveis.

_não ignore a etapa de pesquisa de mercado

Não existe uma maneira de alcançar o sucesso no mercado sem conhecer seus concorrentes e possíveis perfis clientes. 

O segredo é aprender o máximo possível sobre o mercado antes de iniciar as etapas práticas - invista em cursos, livros, palestras e entrevistas com profissionais referências na área. Quanto mais preparado você estiver, maiores são as chances de alcançar reconhecimento no nicho.

Após entender o mercado, chega o momento de passar para o segundo tópico da pesquisa: os clientes em potencial. 

Determine o seu público e se aprofunde nele, descubra quais são seus hábitos de consumo, quais são as particularidades de cada persona e tome notas sobre detalhes. O estudo sobre seus clientes irá mostrar como eles veem a sua marca, determinando até o futuro da empresa.

_descubra sua autenticidade

Qual é o diferencial que destaca sua marca em relação aos concorrentes? Essa pergunta é fundamental e é importante lembrar que ter o preço baixo não é bom critério para diferenciar uma marca da outra. O ideal é garantir máxima qualidade e oferecer algo que gere impacto na vida do cliente, solucionando algum possível dilema desse público.

Ainda que nem sempre você consiga superar a concorrência, se manter criativo traz o diferencial que o cliente está buscando ao ter que escolher entre a sua marca e o empreendimento de outra pessoa.

_não tenha medo de fazer testes com suas ideias

Um pequeno erro pode transformar o lançamento da sua marca em um desastre, por isso é tão importante testar a experiência do consumidor com o seu produto. Inicie os testes com um pequeno grupo de clientes, como amigos e outras pessoas próximas, para avaliar o produto. Analise todas as opiniões e anote todos os prós e contras.

_aprenda a lidar com a burocracia

Ao criar uma marca, você precisa conhecer todos os aspectos legais envolvidos no processo. Comece investigando se não existe alguma patente ou outros tipos de restrições contra o prosseguimento de suas ideias. 

Outra etapa importante é fazer o registro de sua empresa e a escolher o seu regime fiscal, porém esses procedimentos são melhores realizados com especialistas, como advogados e contadores. Além disso, também é necessário dar entrada nos documentos de autorização para comercialização dos produtos - as licenças variam conforme o produto e a plataforma de vendas.

_estabilize o financeiro

Tenha todo o dinheiro reservado para investir na marca, para que o processo não tenha que ser interrompido. Existem diversas possibilidades para conseguir a verba necessária, como bancos, fundos de investimento e instituições públicas. Outro caminho é encontrar um investidor, já que  poderá aplicar uma quantia para o desenvolvimento da empresa visando uma parte dos lucros futuros.

_hora de pensar na apresentação da sua marca para o mundo

A identidade visual é o que será mais lembrado da sua marca, então você deve focar bastante nessa etapa. Procure um profissional de design que você confie para decidir elementos como a paleta de cores, fontes, layout do site e outros tópicos sobre como a marca é vista pelo consumidor. Esse planejamento visual é relevante por dois motivos: transmitir uma mensagem não verbal e guiar a equipe que irá produzir publicidade para o negócio.

_garanta o bom funcionamento da marca

Todo o trabalho realizado até então será perdido se o cliente não tiver uma boa experiência no momento da compra, então é muito importante estar com o site atualizado e com as redes sociais alimentadas de conteúdo de qualidade.

Se atente em deixar todos os produtos descritos detalhadamente no site, sempre acompanhado de boas fotos.

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