Nós vamos sair dessa – juntxs!
leitura

Nós vamos sair dessa – juntxs!

A jornalista e comunicadora de moda Beatrice Stopa é uma de nossas colunistas mensais. Ela é expert em comunicação, moda, carreira e vida real (existe expert em vida real, gente?), divide tópicos que nem sempre se fala, mas todo mundo adora ouvir... e para esse mês, em tempos de crise, Bia preparou uma pauta pra te lembrar que juntxs, vamos sair dessa!

Quando recebi o convite para ser colunista do PUSH, criei um e-mail de mim pra mim mesma com as pautas sobre o que eu gostaria de falar. É que as ideias sempre vêm quando a gente menos espera – tipo, estava num bar com amigas, e tive um insight. Me respondo na hora aquele e-mail para deixar o conteúdo no radar. Até agora só ideias muito legais – que já já vocês veem por aqui -, que por ora deram espaço ao que a gente só fala sobre: CORONA VAIRUS (ouça com a voz da Cardi B).

Eu, como autônoma e freela, obviamente, não tenho renda fixa. Tem meses que são maravilhosos, e meses que são tenebrosos. Nunquinha na minha vida que eu imaginaria que esse primeiro semestre ia dar essa passada de perna na gente. Eu tenho uma reserva de dinheiro, que certamente é o que irá me sustentar nesses próximos três meses, porque, desde semana passada (início de março), recebi o total de 0 contatos para jobs. Apenas os já combinados sendo alinhados, remarcados ou reajustados para fazer sentido no cenário que vivemos.

É um momento de contenção. Porém, por outro lado, como freela e alma empreendedora, estou “vivendo”, em relação a gastos, normalmente. Fiz uma compra na papelaria online semana passada, aí este fim de semana comprei uns lookinhos num site que adoro e está na liqui, e aproveitei o dia do consumidor pra comprar três sapatinhos novos pra mim. Podia ter não comprado? Podia. Mas a sensação de pânico e de ~não vamos mais comprar nada e vamos parar a vida~ não pode tomar conta. Inclusive porque estamos todos no mesmo barco. Acredito que você já deve ter visto muitxs amigxs freelas, autônomos e empreendedores compartilhando alguma coisa nas redes sociais para que continuem prestigiando o trabalho deles neste momento. E é sobre isso que quero falar, porque no fim, o de todos nós está na reta.

Conversei com pessoas com carteira assinada, autônomas e freelas e também com empreendedoras. O cenário é triste para a maioria, que se sente ameaçada em perder emprego, ver seu negócio/sonho quebrar e não ter mais trabalhos e parceiros para seguir a vida. Porém o que é triste para alguns, é um momento ímpar para outros – tipo meu cunhado, que tem uma gráfica que, entre os serviços, distribui embalagem para máscaras. Imaginem só como não estão os pedidos? 

Nesta hora, sendo empreendedor ou não, é necessário agir com possibilidades além do seu escopo e que pode melhorar o quadro do seu trabalho, seja lá a área em que você atua. O que você pode melhorar? Como pode alcançar mais pessoas? O que pode fazer de diferente para mudar o rumo do seu status atual? Quem está se saindo bem dessa para fazer um benchmarking? 

Além dos relatos de diferentes meninas, selecionei algumas dicas para que todos, dentro de suas possibilidades, coloquem em prática novas atitudes:

- se você pode continuar trabalhando, tente entender quais gastos podem ser reduzidos – transporte, energia, logística, alimentação. Vejam bem: reduzidos, e não cortados, uma vez que essa cadeia é enorme e você excluindo algumas coisas, prejudicará alguém que também conta com você no fim do mês

- para quem empreende ou trabalha com vendas, tente converter cancelamentos em adiamentos, vales ou veja como é possível postergar o que seria cancelado. Dê soluções criativas, surpreendentes e, de quebra, acabe conquistando clientes!

- quais rendas extras você pode ter neste período? Vale tudo que esteja ao seu alcance e que vá te dar retorno periódico

- cuide cautelosamente do seu dinheiro, uma vez que não há previsão para o fim desta crise

- procure grupos de Whatsapp e Facebook para trocas de conhecimento. Não precisa ter vergonha de pedir ajuda. Neste momento, como falei, estamos todos no mesmo barco e a empatia está aflorada em todo mundo

- coloque-se SEMPRE no lugar do outro! Una forças, incentive e prestigie o trabalho de amigos. O vírus é uma bola de neve, mas a ajuda também pode ser

- por fim, quero deixar o canal aberto aqui pelos comentários desta coluna, para quem tiver qualquer dúvida ou anseio que acredite que, de alguma forma, eu possa ajudar. 

E, mais do que nunca: cuidem-se. Cuidem de quem vocês amam. Cuidem do trabalho de vocês. Enquanto não sabemos quando sairemos dessa...

Seguimos juntas!

LOVE
BEATRICE

mais posts