Moda e sustentabilidade, segundo a Copenhagen Fashion Week
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Moda e sustentabilidade, segundo a Copenhagen Fashion Week

Você já ouviu falar na Copenhagen Fashion Week? A semana de moda dinamarquesa vem ganhando cada vez mais espaço no calendário da moda, principalmente pelo seu foco na sustentabilidade.

No início de 2019, a organização da Copenhagen Fashion Week anunciou sua ambição de mudar e tornar-se um evento pioneiro em sustentabilidade e uma plataforma da indústria da moda, com capacidade de desenvolver o potencial sustentável desse mercado. Desde então, iniciou-se uma colaboração entre o board de Sustentabilidade da Copenhagen Fashion Week e a consultoria In Futurum, especializada no assunto. 

Depois de um ano de muito planejamento estratégico, o resultado foi um plano de ação de três anos, desenhado não só para guiar a execução do evento, mas também ajudar a impulsionar a indústria da moda a aderir medidas de sustentabilidade em todos os níveis do negócio. A ideia é que até 2023, todas as marcas participantes da semana de moda atendam aos padrões mínimos em seis áreas principais, incluindo estratégia ambiental, escolhas inteligentes de materiais e condições de trabalho.

De acordo com Cecilie Thorsmark, CEO da Copenhagen Fashion Week, a organização possui uma postura holística sobre a sustentabilidade e pretende construir uma base sólida para o futuro, usando o poder que o evento possui para impulsionar a mudança. 

E já que a última edição do evento aconteceu há poucos dias, reunimos cinco principais lições de sustentabilidade que podemos aprender com Copenhagen e que podem ajudar a indústria da moda a ter um futuro mais brilhante.

Os diferentes formatos da sustentabilidade

Embora o conceito de sustentabilidade seja geralmente associado ao minimalismo - presente na estética da marca The Garment, por exemplo -, esta Copenhagen Fashion Week mostrou como é possível ter uma abordagem mais maximalista da ideia, visto no streetwear reciclado apresentado pela marca (Di)vision e também na coleção temática “Techno Tea Party” do vencedor do Prêmio Zalando de Sustentabilidade, Nikolaj Storm, feita inteira a partir de sobras de estoque de tecido e um material inovador produzido com cortiça.

Jovens designers são o futuro da moda sustentável

A última edição da semana de moda de Copenhagen contou com uma onda de novos designers que se juntaram à programação do evento. Embora não seja uma surpresa, é interessante ver como essa geração mais jovem de criadores está preocupada com a crise climática e, consequentemente, como a sustentabilidade já está embutida nas filosofias de suas marcas.

Corrida contra o tempo

Não só as marcas mais jovens a integrar o calendário do evento precisam atender aos padrões mínimos de sustentabilidade proposto no plano de ação da Copenhagen Fashion Week. Marcas mais estabelecidas também devem se adequar às novas exigências da organização. Um exemplo disso é a Ganni, que na edição de 2019 possuía apenas 4% da sua coleção feita de materiais responsáveis (orgânicos, certificados ou reciclados) e no inverno  2021 aumentou esse percentual para 73%. Já na coleção apresentada para o verão 2022, mais de 80% das peças foram produzidas com materiais do tipo. Outra marca importante que também se comprometeu a mudar a origem das suas matérias-primas foi a Baum und Pferdgarten, que apresentou 52% da sua coleção feita de fibras responsáveis e assumiu o compromisso de usar materiais mais ecológicos nos próximos três anos

Phygital é o novo caminho

Por conta da pandemia da COVID-19, as semanas de moda precisaram se adaptar às restrições sanitárias e Copenhagen realizou edições 100% digitais. Com o avanço do controle da doença ao redor do globo, a semana de moda primavera/verão 2022 foi marcada pelo retorno dos desfiles presenciais em Copenhagen, mas artistas como Holzweiler, Marimekko e Louise Lyngh Bjerregaard optaram por se apresentar digitalmente, mostrando como o formato híbrido deve continuar. Isso abre portas para que as marcas não se sintam obrigadas a realizar um show em grande escala a cada temporada, reduzindo sua pegada ambiental e, ao mesmo tempo, alcançando um público global graças à internet.

Desenhando o futuro

Todas as mudanças previstas no plano de ação da Copenhagen Fashion Week, já estão inspirando outras semanas de moda ao redor do mundo. Como exemplo temos o anúncio da Caroline Rush, CEO do British Fashion Council, responsável pela execução da London Fashion Week, se comprometendo com a reestruturação e busca por meios mais sustentáveis para a semana de moda de acontecer.

Com o último relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, vemos quão urgente é a crise climática e como esse tipo de colaboração é exatamente o que a indústria da moda necessita agora.

FONTES: site oficial Copenhagen Fashion Week,Copenhagen Fashion Week YouTube, IPCC,FashionUnited, VogueUK,

VogueUS

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