Mais EM ALTA do que nunca: o aumento no número de investidoras no Brasil
finanças

Mais EM ALTA do que nunca: o aumento no número de investidoras no Brasil

Dentre todas as pautas comuns em rodas de mulheres, falar de dinheiro nunca foi prioridade. Mas, isso está mudando. A prova foi o aumento de 118% no número de investidoras na Bolsa em 2020, o que mostra o quanto já foi conquistado pelas mulheres na busca por igualdade salarial e de acesso a espaços de poder.

Mesmo que esse aumento seja um grande passo, ainda há muito o que conquistar porque se for colocado na balança, de todos os CPFs cadastrados na Bolsa, apenas 26% deles são de mulheres, e o primeiro passo para mudar o jogo é justamente falar sobre finanças.

Por isso, esse é o assunto principal que a criadora de conteúdo sobre investimentos, Ana Laura Magalhães, trouxe para o oitavo episódio do EM ALTA, podcast criado em parceria entre PUSH e XP Investimentos para falar sobre finanças e investimentos sob o olhar feminino.

Junto com a nossa apresentadora, Clara Sodré, Ana comenta sobre a necessidade de ter cada vez mais mulheres debatendo sobre economia. Afinal, do ponto de vista dela, não existe uma falta de interesse. É uma questão cultural, pois nós, mulheres, temos salários mais baixos portanto possuímos menos pontos de receita e, consequentemente, investimos menos.

Ana ainda defende a urgência de falar sobre consciência financeira. Para ela, o momento de se informar e de se preparar é o agora. “Tem uma frase muito famosa que diz que no futuro você vai se arrepender por não ter começado agora [...] Se tem que fazer, respira e vai”, completa Ana.

Já que o momento de começar é o agora, vem escutar esse bate-papo na íntegra para entender como a educação financeira pode transformar positivamente a sua relação com seu dinheiro.

mais posts