Ler para se empoderar: dicas para incluir esse hábito na rotina
leitura

Ler para se empoderar: dicas para incluir esse hábito na rotina

Olá, olá, meninas, mulheres, gurias e quem mais estiver por aqui. Somos a Giulia e a Mariana: as novas colaboradoras do Push. Muito prazer! ;)

A partir de hoje, vamos conversar com vocês sobre livros. Mas não sobre o simples hábito de ler. A gente enxerga algo maior por trás: a literatura como ferramenta de autoconhecimento e empoderamento da mulher. Ler nos tira da zona de conforto. Faz a gente reconhecer privilégios e se inspirar nas histórias de outras mulheres. É uma forma de conexão com outras mulheres e de estar em movimento, fazendo projetos relacionados a um propósito pessoal.

Somos leitoras, e não especialistas em literatura. Assim como a maioria de vocês.

Quando começamos a ler mais, nos empoderamos das nossas próprias trajetórias e aumentamos o nosso nível de autoconhecimento.

Podemos dizer que nosso primeiro “teste de empreendedorismo” foi com projetos literários. Para quem quiser acompanhar, nós falamos de literatura na @pagina.cem e desconstruimos a literatura feita por mulheres no podcast @_tinhaquesermulher, que você pode escutar em todas as plataformas de áudio.

Percebemos que, sim, a gente conseguia dar conta de projetos sozinhas, assim como várias mulheres incríveis que conhecemos por meio da literatura. Isso nos incentivou a empreender: a Giulia com a empresa Plural, que fortalece negócios por meio de comunicação, eventos e diversidade. E a Mariana como criadora de conteúdo na área de SEO, escrevendo para diversos blogs, principalmente nas áreas de investimentos e viagens.

Estamos preparando alguns conteúdos incríveis pra dividir com vocês! Enquanto isso, reflete aqui com a gente: como tá a sua leitura durante a quarentena? E a sua autoestima? Você tá se sentindo sozinha?

Mesmo longe das pessoas, a gente nunca tá sozinha quando tem a companhia de um bom livro. Sim, eles são nossos melhores amigos. Nos confortam, ensinam e divertem. Então, nada mais justo do que incluir a leitura no dia a dia. Não como obrigação, e sim como um hábito que agrega muito e é combustível para a mente.

Tudo bem, mas a gente sabe que desenvolver esse hábito é um desafio no início. Então, aproveitamos para compartilhar as dicas que nos ajudam diariamente a manter o foco e o contato com os livros de uma forma leve, principalmente nesse momento difícil. Olha só:

Não transforme leitura em competição

É sério, gente. Não é sobre ler mais ou sobre cobranças e competições. Curta o processo, aproveite a leitura que você escolheu e o momento que está dedicando a isso.

Teste leituras coletivas

Não precisa ser com grupos grandes, não. Sugere pra alguma amiga, pra alguém da família. É tão bom ter alguém para conversar sobre isso. A leitura não precisa ser um hábito solitário. Já estamos solitárias demais, né?

Experimente novos formatos

Já se rendeu ao Kindle? Com tanta opção de e-book gratuito, de repente é um sinal para você testar, caso esteja disposta a investir nisso agora. Audiobook pode ser também uma alternativa se você tem dificuldades para se concentrar em textos nesse momento.

Não se compare com outros leitores

Cada um tem um ritmo de leitura. Tem dias que a leitura rende mais, tem dias que rende menos, tem dias que rende um total de 0 páginas. A leitura flui dessa forma mesmo.

Desapegue quando o livro não estiver fluindo

Momentos como esse pedem detox de tudo. Até de livros. Não insista em um livro ou até em um estilo literário que você não curtiu. Aproveite para fazer uma doação e permitir com que esse livro circule e chegue nas mãos de outras leitoras.

Conecte-se com a história

É tão bom quando a gente se envolve, né? E pra ajudar, quem sabe você escolhe um livro de uma série que amou da Netflix? Ou aquele livro que inspirou um filme indicado ao Oscar? Livros escritos por mulheres que você admira. Tem várias possibilidades de nos aproximarmos. <3

Encontre o seu momento para ler

Caso queira incluir na sua rotina, pense naquele horário que você precisa se acalmar e relaxar. A gente sempre sugere começar com alguns minutinhos antes de dormir. Sério, teste 10 minutos por dia. A leitura é um hábito diário. De quebra, você já começa a preparar sua mente para desligar do mundo, e isso vai ajudar bastante na sua noite de sono.

Por fim, saiba que o essencial é não se cobrar. Para nada. A leitura é uma atividade prazerosa, empoderadora. Então, permita-se encontrar o seu ritmo. E se mesmo assim a ansiedade bater, chama a gente para conversar! Paranoias literárias e crises de ansiedade são habituais nas nossas conversas e estamos sempre abertas para trocar experiências, alegrias e anseios com outras mulheres.

 

Vamos juntas nos empoderar por meio da leitura?

 

mais posts