O comércio eletrônico tem crescido muito nos últimos meses, tornando o cenário cada vez mais desafiador, já que ao migrar do físico para o on-line, os consumidores levam todas as suas exigências e hábitos junto com eles - em especial no mercado de moda, que mexe com a identidade e personalidade das pessoas.
É por isso que o uso de Inteligência Artificial tem se mostrado uma forte tendência para a moda on-line, principalmente no que diz respeito à personalização de experiências, já que a I.A. consegue lidar com um grande número de dados e ainda aprender com eles. Assim, é possível conhecer o comportamento do consumidor muito mais a fundo e oferecer experiências personalizadas de modo automático. Conheça algumas das tecnologias utilizadas:
_vitrines de recomendação autônomas
Quem tem e-commerce sabe que as vitrines de recomendação de produtos fazem toda a diferença na hora da venda: além de facilitarem a jornada de compra, ainda contribuem para a taxa de conversão, aumento do ticket médio e cross selling.
Com inteligência artificial, surgiram as vitrines de recomendação autônomas: elas são muito mais personalizadas para cada cliente e ainda funcionam de modo automático, o que otimiza o trabalho da equipe. Através de análises do comportamento dos usuários em tempo real, pode-se identificar quais são os produtos de maior interesse e também quais são as vitrines mais relevantes e em qual posição convertem mais. Com isso, ela monta as vitrines e as posiciona automaticamente, sem necessidade de configurações manuais.
Algumas das vitrines de maior sucesso para e-commerce de moda são a “Isto combina com” e a “Compra por look”.
_isto combina com
Na vitrine “Isto combina com”, a IA identifica o item que está sendo visualizado e sugere a compra de outros itens complementares. Por exemplo, se uma pessoa está visualizando um cinto, ela pode sugerir a compra de uma calça, uma camiseta ou uma bota, como mostra o exemplo da Diesel abaixo.
_compra por look
A vitrine “Compra por look” também trabalha a sugestão de produtos complementares, mas com base nos itens que o modelo da imagem está usando.
No exemplo da A.Brand a seguir, a consumidora entrou na loja para ver uma blusa estampada e clicou na imagem do produto. Veja que a modelo também está usando uma calça jeans e uma sandália.
Logo abaixo, ainda na página do produto, aparece a vitrine “Compra por look”, sugerindo exatamente a compra das mesmas peças e/ou similares.
Se ela se interessar em levar as outras peças, basta selecionar o tamanho e adicionar à sacola. Simples assim.
Isso eleva a experiência do consumidor, pois ele não vai precisar ficar procurando por cada item dentro da loja. E o melhor, tudo acontece de modo automático, sem gerar trabalho interno.
_busca inteligente
Outra tecnologia de IA que está revolucionando o mercado de moda on-line é a busca inteligente. Ela consegue apresentar os resultados de busca em milissegundos, mostra os produtos certos, mesmo que o cliente digite de forma errada e conta com busca por voz.
Separamos outras características dessa tecnologia que são destaque para o universo da moda.
Buscar os produtos pela cor é algo bastante comum quando falamos de moda, pois as pessoas geralmente querem peças com cores específicas: um tênis branco, uma jaqueta preta, uma blusa vermelha, por exemplo.
Mas essa é uma deficiência ainda em muitas lojas virtuais, que fazem isso de modo manual. Ou seja, precisam cadastrar a cor de cada item no nome do produto e na descrição, ou criar categorias e atributos e informar a cor de cada um dos itens em estoque. Por conta desse trabalho, as lojas virtuais nem sempre fazem e, quando fazem, frequentemente, ocorrem erros.
Isso gera uma frustração no consumidor, pois, muitas vezes, ele digita “top rosa” no campo de busca e se depara com tops pretos, cinzas, mas não na cor que realmente queria.
Veja que, no exemplo da DLK a seguir, basta o cliente digitar “top rosa” e a busca entrega os resultados na cor certa automaticamente.
Isso acontece pois a inteligência artificial identifica os itens com a cor desejada em tempo real, através do reconhecimento de imagem, mesmo que o lojista não tenha cadastrado a informação de cor em lugar nenhum.
A busca comportamental é um grande diferencial para o universo de moda on-line, pois consegue personalizar os resultados de busca de acordo com o estilo e os interesses de cada consumidor.
Basta o cliente navegar um pouco dentro da loja, clicar em categorias e/ou produtos de seu interesse e realizar buscas. A IA vai analisar tudo isso e levar em consideração na próxima busca.
No exemplo a seguir, a consumidora estava interessada em uma saia. Então, entrou na loja da La Mandinne e começou a navegar em busca do produto perfeito.
Note que no primeiro resultado de busca, as saias são bastante diferentes entre si:
Mas, como ela queria outro tipo de saia, ignorou esses modelos e continuou procurando e clicando apenas naqueles de seu interesse, ou seja, saias curtas e mais ousadas. Veja como agora, mesmo usando apenas a palavra “saia”, sem especificar detalhes, os resultados foram muito mais personalizados e relevantes:
Se todas essas tecnologias mencionadas já são fantásticas, agora temos a cereja do bolo: a busca por imagem. Não é à toa que dizem que “uma imagem vale mais que mil palavras”. E isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de comprar roupas pela internet. Afinal, por mais inteligente que seja a busca, se você estiver procurando por um produto específico, vai levar um tempo até conseguir encontrar dentro da loja.
Mas já pensou se o cliente pudesse entrar dentro da loja e enviar uma foto da camisa que ele gostou tanto? Na Diesel, isso já é possível. Basta clicar no ícone de fotografia e carregar a imagem. Em poucos segundos, a busca vai retornar produtos iguais ou similares à imagem.
E no caso de querer o look completo, o cliente ainda pode ajustar o que quer selecionar na imagem.
Muitas dessas tecnologias já são utilizadas por gigantes da moda, como você viu nos exemplos: Diesel, A.Brand, Grupo Soma, DLK, entre outros. Elas são desenvolvidas pela SmartHint, sistema de busca e recomendação para e-commerce, que utiliza inteligência artificial para elevar a experiência de compra on-line. E você pode conhecer mais sobre elas aqui.