Não é novidade que o e-commerce tem crescido cada vez mais no Brasil, seja como um apoio para a loja física ou como um espaço 100% online. Parte do sucesso desse formato é a lucratividade, já que só no primeiro semestre de 2020, ele gerou um faturamento 47% maior do que nos 12 meses anteriores, de acordo com pesquisa da Ebit|Nielsen.
Outro ponto importante é a mudança na forma de compra de produtos online, impulsionada pela necessidade do isolamento social. Ainda em 2020, o e-commerce ganhou cerca de 7 milhões de novos usuários que fizeram sua primeira compra por meio do digital.
Para as marcas, isso representa a possibilidade de inovação para um formato mais econômico. Para clientes e empreendedores, proporciona um mercado mais democrático. Mas se esses dados ainda não te convenceram a adotar o e-commerce para a sua marca, nós listamos nove motivos para você dar uma chance para o modelo de vendas do futuro.
_custo-benefício na manutenção da loja
Trazer a sua marca para o digital pode ser considerada uma prática muito benéfica, principalmente para negócios de médio e pequeno porte, já que uma loja física exige um investimento muito maior.
Com a venda digital, a empresa pode retirar altos gastos com aluguel, água, luz e internet da planilha de custos, já que a principal preocupação seria ter um espaço para armazenar o estoque.
_flexibilidade de horário
Sem dúvidas, um dos principais pontos principais benefícios do e-commerce para as marcas de moda é a flexibilidade, já que você não precisa seguir necessariamente o horário comercial, permitindo maior liberdade criativa, de horário, e de espaço - permite o gerenciamento da marca de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.
_possibilidade de vendas 24h
E quando falamos sobre liberdade, acredite, não é apenas para o empreendedor, mas também para o cliente, já que ele tem a possibilidade de conhecer e comprar os produtos na hora que for mais conveniente. O processo de compra se adapta ao horário do seu público, permitindo que ele possa ter tempo para conhecer a sua marca e fechar a compra. E claro, isso não significa que você precisa estar online para atendê-lo, já que existem marketplaces automatizados, facilitando a venda para você.
_conquiste mais clientes
Estar online é uma ótima maneira de se apresentar a clientes em potencial, portanto, o e-commerce é uma oportunidade de fornecer melhores serviços aos clientes e garantir sua satisfação. Eles terão a oportunidade de conhecer produtos, receber novidades e compras, tudo sem precisar sair de casa.
_fidelização dos clientes
Cupons de desconto e programas de recompensa são estratégias muito comuns no comércio eletrônico e têm grande poder de fidelizar o cliente. Isso ocorre porque cada vez mais os consumidores consideram os benefícios proporcionados pela marca na hora de decidir pela compra, o que acaba se tornando um investimento na loja, além de apoiar a promoção do produto.
_diga adeus aos limites geográficos
O próprio e-commerce é uma forma de ir além das restrições geográficas. Você só precisa se preocupar com a entrega do produto, onde quer que seus clientes em potencial estejam.
_facilidade de pagamento
Comprar online possibilita o uso de vários métodos de pagamentos que vão de boleto aos cartões de crédito, sendo ótimo para o consumidor e também para quem empreende. O seu negócio pode adotar um sistema que se integra diretamente ao banco, tornando o pagamento mais seguro.
_segmentação do público-alvo
Outro motivo para trazer a sua marca para web, é que existem grandes possibilidades de conhecer o perfil de seus clientes em potencial a fundo, descobrindo como melhorar as estratégias de alcance deles.
O processo é feito através de dados presentes no site e no próprio Google. Ao saber quem consome o seu produto, fica muito mais fácil entender o que funciona com esse público.
_ampliação na divulgação da marca
Entre os principais motivos de seu negócio estar na internet, ampliar a imagem da sua marca está em destaque, já que sem limites territoriais e com facilidade de acesso, o e-commerce permite divulgar o negócio para mais pessoas.
São muitas vantagens e para conseguir aproveitar todas elas no impulsionamento da sua marca, é importante estar preparado com conhecimento focado nessa área.
Com o curso de Analista de E-commerce da Comschool, por exemplo, você poderá aprender como liderar todas as áreas do comércio eletrônico.
O importante é ter em mente o quão importante é aprender antes da prática para que o seu negócio possa ser um sucesso. Afinal, todo empreendedor precisa de pilares para conseguir crescer, e é justamente isso o que os Cursos de E-commerce da ComSchool oferecem: qualificação do básico ao avançado, com certificação reconhecida.