É fato que encontramos cada vez mais diversidade no mundo dos negócios e em anúncios publicitários, mas esses avanços ainda não são suficientes e por isso é tão importante fomentar negócios como a Translúdica.
Fundada por Fernanda Kawani, a Translúdica é a primeira loja com economia colaborativa trans do Brasil e foi criada com o intuito de gerar emprego e renda para a população transexual.
Foto: Fernanda Kawani Custódio e seu sócio Guttervil (Reprodução/Instagram)
O modelo de negócios permite que outras pequenas marcas possam se unir como fornecedores, compartilhando os custos do espaço físico ou plataforma de vendas. Essa é uma forma inovadora de empreender, não somente pelo viés colaborativo, mas também por trazer a diversidade como propósito de marca no mundo da moda.
Indo além do negócio, para Fernanda, a Translúdica é também uma forma de dar voz à comunidade através da moda, já que ela intersecciona várias lutas e possibilita o fortalecimento de mulheres e homens trans através da roupa que vestem e se identificam. "Isso é reconhecimento social através da vestimenta", conta.
“A Translúdica não transforma só a minha realidade enquanto pessoa trans, mas de todas as outras pessoas que se aproximam dela. Nosso trabalho colaborativo faz com que as pessoas participem da criação da Translúdica [...] ela tem representatividade desde a produção dos produtos até a venda para o cliente, isso é um orgulho para a nossa comunidade, saber que somos autossuficientes”, diz Fernanda.
O empreendedorismo se reinventa
Assim como em outras marcas, a necessidade do isolamento social impactou diretamente o negócio, mas no caso da Translúdica, a dificuldade se transforma em reinvenção.
"A pandemia fez com que a Translúdica se reinventasse mais uma vez, levando o nosso modelo de negócios para o virtual 100%, através de lives, bazares virtuais, e-commerce”, completa Fernanda.
E quando falamos em trazer a marca para o meio online, também devemos falar sobre traçar uma estratégia que faça a sua marca continuar crescendo, independente da maneira como ela chega ao consumidor. Por isso, separamos um passo a passo sobre como alavancar a presença online da sua marca:
_faça uma análise
Comece entendendo com quem o seu negócio está comunicando, se está compatível com o público que você quer alcançar, compreenda quais são as metas a serem alcançadas, seja nas áreas de vendas, fortalecimento da marca, ou mídias sociais.
_invista na plataforma
Quanto mais simples de acessar o site da sua marcar, melhor! O ideal é que ele não tenha layouts complexos, e que seja responsivo a dispositivos móveis - ou seja, que se adapte ao formato de celulares e tablets sem comprometer a experiência do usuário.
_pense na divulgação do seu produto
Detalhar as informações das peças é uma das melhores formas de convencer o cliente da sua marca a finalizar uma compra. Faça um checklist com o que precisa ser feito para que o cliente possa encontrar todos os detalhes do produto, por exemplo:
_marque presença nas redes sociais
Quais são as redes sociais que mais combina com o seu público? Se você já sabe a resposta, agora é hora de produzir conteúdos que reforcem a sua imagem para seus seguidores. Selecione quais assuntos serão abordados no perfil e crie conteúdos que levem o público a engajar e querer comprar seus produtos - os formatos podem ser os mais diversos, como vídeos, galerias, enquetes, posts informativos e educacionais.