Como usar o pensamento reverso para solucionar problemas
Produtividade

Como usar o pensamento reverso para solucionar problemas

Você sabe o que é pensamento reverso? É uma técnica que, como o nome já diz, consiste em virar seus problemas de ponta-cabeça, olhando para as questões sob uma nova perspectiva e de um ângulo completamente diferente, com o objetivo de chegar em uma solução ideal. 

O pensamento reverso pode forçar uma equipe pequena, que está focada no mesmo problema há muito tempo, a pensar no mesmo de uma maneira completamente diferente, para ampliar o leque de novas ideias que podem ajudar a solucioná-lo. 

Para te dar um empurrão e te ajudar a olhar para seus problemas de uma nova forma e consequentemente, resolvê-los, nós juntamos forças com a Post It® para te ensinar a por em prática essa técnica que consiste em 4 passos, simples e certeiros: 

     1.Comece reformulando a pergunta, tente mudar uma afirmação de positiva para negativa, definindo o que algo não é para depois definir o que ele é, como resolve-lo e assim por diante. Para te ajudar a reformular o problema, anote as perguntas em Notas Adesivas Post-It®.

Exemplo: Como podemos conseguir mais assinantes para o nosso boletim informativo?

Reformulando: Como fazer com que pessoas não se tornem assinantes de nosso boletim informativo?

Você chegar a conclusão do que não deve ser feito, vai clarear a sua mente e te mostrar diversas possibilidades da situação oposta, o que fazer.

     2. Chegue a respostas possíveis. Escolha pelo menos duas respostas e soluções, porém não se limite, mais do que isso pode aumentar e criar diversas possibilidades que você não tinha previsto antes.

    3. Elabore soluções. Quais são as partes mais importantes a serem resolvidas? Ao resolver a questão X, seu problema pode terminar aqui, de forma rápida e certeira. Mas nada impede de você ir mais fundo e se aprofundar ou até criar uma questão Y.

    4. Seja direto. Vá direto ao ponto. Como tornar suas soluções uma realidade? É de extrema importância entrar de cabeça no problema e ir direto ao que interessa, a solução vem mais rápido quando focamos toda nossa atenção e raciocínio no problema. Reserve poucos minutos do seu dia para colocar o exercício em prática, 30 minutos já são mais do que suficiente se você e sua equipe estiverem completamente focados. 

Anotou tudo e já está por dentro do que é o pensamento reverso? Então coloque a mão na massa! Comece testando nos pequenos problemas e escolhas do dia a dia, depois passando para decisões e questões corporativas.

mais posts