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Como usar a Black Friday de maneira positiva para seu negócio de moda?
Negócios

Como usar a Black Friday de maneira positiva para seu negócio de moda?

Novembro está chegando e, com ele, a questão: como uso a Black Friday de maneira positiva para meu negócio de moda?

A Black Friday foi importada para o Brasil há pouco mais de 10 anos e, com o amadurecimento desse grande evento de vendas no nosso comércio, surgem questões sobre seu real benefício. Apesar de ser um momento no qual as empresas tendem a faturar muito, a tendência é que as margens sejam bem mais baixas, já que os produtos são vendidos com muito desconto.

No mercado de moda, por sua característica sazonal, a Black Friday causou estragos importantes na rentabilidade. Historicamente, grande parte dos resultados anuais em uma empresa de moda aqui no Brasil se acumulavam no último trimestre do ano tanto pelo impulsionamento do consumo com a chegada do calor, já que nosso país tem muito mais dias quentes do que frios, quanto pelas festas de fim de ano.

Com a Black Friday, muitas pessoas esperam as promoções de novembro para fazer suas compras de verão e também aproveitam para antecipar suas compras para as festas.  Além disso, passada a Black Friday, temos apenas alguns dias até o Natal e, logo depois do ano novo, já começam as promoções de verão.  Ou seja, uma grande parcela das vendas do verão acabou se deslocando para a época das promoções, aumentando o percentual médio de desconto no varejo e derrubando as margens.

Assim, apesar dos comerciantes comemorarem recordes em vendas, é provável que estejam amargando margens bem mais baixas. O pior é que nem todos fazem as contas em detalhes para analisar essas questões, e muito menos utilizam as análises para fazer uma boa estratégia para utilizar a Black Friday da melhor maneira para seu negócio.

Por isso, se você é um dos milhares de empreendedores que atuam no mercado de moda, tente usar a Black Friday ao seu favor:

- Escolha produtos que já estão muito obsoletos (coleções antigas) e que estão bem desfalcados (poucas cores e tamanhos) para dar desconto. Preserve itens de lançamentos e modelos básicos ou atemporais.

- Sempre que possível, divulgue as promoções de maneira segmentada.  Isso quer dizer, por exemplo, que você pode direcionar seu e-mail marketing de descontos apenas para clientes que só compram em promoção.  Ou ainda para aqueles que ainda não são clientes, mas já estão no seu radar.

- Não deixe os descontos ativos o mês inteiro – reserve poucos dias para os melhores descontos e divulgue bem, para que o cliente veja como uma oportunidade especial e não “deixe para depois”.

- Não esqueça que novembro tem 30 dias, você pode trabalhar ações promocionais focadas em outros atributos de produtos no início e no meio do mês.  Por exemplo, você pode usar o início do mês para divulgar produtos com algum tipo de inovação, collabs, parcerias com instituições sociais etc.

- Não invista em outras ações na semana da Black Friday.  Nessa semana, o mercado todo anunciará descontos com investindo pesado em mídia.  Se você é pequeno, tem poucas chances de competir pela atenção do cliente se o assunto não for desconto.

Essas dicas são apenas algumas ideias para ajudar você a não cair na falácia de que vender muito é vender bem.  Fazer a mercadoria girar é importante, mas não a qualquer custo!

Em outros setores menos sazonais, a Black Friday ajuda muito a girar o estoque.  Por exemplo, pense em um eletrodoméstico... É um tipo de produto que não obedece a um calendário fixo de lançamentos e promoções, como as coleções de moda, certo?  Nesse caso, a Black Friday é uma grande oportunidade para girar produtos e desovar aqueles modelos que estão prestes a serem substituídos por uma nova versão.

Mas, se você atua no mercado de moda, precisa ficar atento para não “queimar” a sua marca e trocar margem por faturamento!

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