Como Se Destacar na Entrevista de Emprego
dicas

Como Se Destacar na Entrevista de Emprego

 Entrevistas de emprego sempre geram muitas dúvidas e inseguranças, o que é super normal! Mas calma, estamos aqui para te ajudar em todo o processo da sua carreira, desde a decisão sobre o que fazer, passando pela hora de montar o currículo, até finalmente chegar na entrevista para conseguir a vaga dos sonhos. Então se você já passou pelos dois primeiros passos, vem conferir nossas dicas infalíveis para se destacar na entrevista de emprego sem cometer nenhum erro!

Antes de qualquer outra coisa, ao ser chamado para uma entrevista de emprego, estude o máximo que você puder sobre a empresa, principalmente se estiver em um processo de enviar muitos currículos, o que aumenta o risco de confundir as informações. É essencial mostrar que está interessado e que domina pelo menos o básico sobre a empresa, afinal, é onde você pretende passar boa parte do seu tempo dali pra frente.

 

A roupa escolhida para a entrevista é extremamente importante e pode ser determinante na hora de passar uma boa primeira impressão. Então antes de qualquer coisa conheça o perfil da empresa na qual pretende entrar para saber qual é o look mais apropriado e sempre aposte em algo que te deixe confortável, segura e transmita seu estilo. Mas lembre-se de deixar de fora decotes muito profundos e comprimentos mini, ok?

 

Chegar na hora da entrevista é básico, mas vale reforçar. Nunca, em hipótese alguma, saia de casa em cima da hora ou sem saber com toda certeza o caminho que você precisa fazer. Assim você evita que seus possíveis futuros empregadores fiquem te esperando, você não chega cansada e suada na entrevista e não deixa uma primeira impressão negativa.

 

Nos dias de hoje pode parecer difícil ficar tanto tempo longe do celular, mas resista. O ideal é deixá-lo no silencioso e guardado na bolsa, para que ele não atrapalhe a entrevista, e para que você não passe a ideia de ser um profissional desinteressado e descomprometido com o trabalho. Tome cuidado!

 

Quando o entrevistador - seja ele do RH da empresa ou o próprio chefe da área para a qual você pretende entrar - perguntar sobre o motivo de você ter saído do último trabalho em que esteve, não fale mal das pessoas ou do lugar. Isso pode passar a impressão de que você não sabe lidar com uma demissão, ou que também falará mal da empresa para a qual está se candidatando caso venha a sair dela um dia.

 

Sim, pode parecer muito difícil, mas não é impossível! Se você é uma pessoa ansiosa ou que fica muito nervosa com esse tipo de situação, chegar um pouco adiantada para a entrevista é ainda mais importante. Assim você pode tirar esse tempo para tomar uma água, fazer um exercício de respiração e não deixar o nervosismo transparecer.

 

Um dos maiores sinais de que você está com a situação sob controle é como e quanto você fala durante a entrevista. Depois de respirar e se acalmar antes dela começar, o ideal é manter a calma e se policiar na hora de falar sobre você ou responder as perguntas. Lembre-se que nenhum dos extremos é bom, então não saia falando um monte de coisa, mas também não seja sucinta demais - encontre um equilíbrio e deixe fluir!

 

Em uma entrevista, o empregador precisa saber o máximo de informações que o convençam de que você é a pessoa certa para a vaga. E nada melhor para conseguir mostrar isso do que estar certo sobre seus pontos positivos e negativos - afinal, uma pessoa segura de si transmite mais confiança do que alguém que não sabe as próprias características.

 

Além das suas características, é necessário ter em mente tudo que há no seu currículo, lembrando que nunca é aconselhado colocar informações falsas nele, hein? Afinal, elas podem ser cobradas e aí será muito pior. Ou seja, depois de montar seu CV, leia, releia e domine tudo que está nele para não passar nenhum apuro na hora da entrevista.

mais posts