Como parecer mais autoconfiante
leitura

Como parecer mais autoconfiante

Estamos em um momento de olhar para dentro e desabrochar diversos sentimentos que refletem o nosso exterior, como a autoconfiança, autoestima e autocompaixão. O que essas três palavras têm em comum? Elas são escolhas que dependem somente de nós mesmos e que cada pessoa pode desenvolver para si. 

Hoje, vamos falar sobre como a autoconfiança pode impactar em diversas áreas da sua vida e o porque desenvolvê-la é tão importante para a sua saúde física e mental. Além de estar ligada diretamente ao bem-estar, adquirir essa capacidade pode te abrir portas e te trazer muito sucesso profissional. Acreditar em seu potencial, te ajuda a testar novas ideias sem medo de ser julgada e pode te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Você provavelmente já teve uma colega na escola ou no trabalho que até parece que nasceu banhada na confiança, mas, de fato crescer em um ambiente onde as pessoas possam te estimular desde pequena a acreditar em si mesma é uma vantagem que não faz parte da maioria, principalmente quando nascemos mulher. A boa notícia é que assim como outras coisas na vida, a autoconfiança é um processo que pode ser desenvolvido com a ajuda de algumas mudanças no seu dia a dia.

Uma dessas mudanças que buscamos para alcançar a autoconfiança é parar de se comparar com os outros. É importante saber que ninguém é igual e por isso, saber que você é única da sua maneira e se auto aceitar, pode ser um ponto inicial valioso para chegar lá. Mas, por outro lado, estar rodeada de pessoas que seguem e buscam os mesmos propósitos que você, também faz parte da caminhada. Portanto, é essencial estar rodeada de pessoas confiantes.

Os seus atos também podem interferir nesta jornada de autoconfiança, por isso, buscar ter pensamentos positivos mesmo em situações difíceis faz parte do processo. E não, você não precisa ser sempre a pessoa "good vibes" o tempo todo, mas ninguém quer ser vista como uma pessoa negativa, certo?

Saber reconhecer as suas habilidades, também pode te ajudar a ter mais confiança. E mais do que isso, saber reconhecer as suas falhas é um exercício extremamente importante. Afinal, errar pode te ensinar tantas outras coisas e o aprendizado será sempre maior e mais válido do que qualquer falha.

Por último, mas não menos importante, ter autocompaixão. Saber que você está em constante evolução para o amor próprio e aceitar que ninguém é perfeito, é um passo importantíssimo para ter mais confiança. Pare de se cobrar e se criticar tanto, afinal, estamos todas caminhando para sermos cada dia melhores. Tenha orgulho da sua história e não se cobre tanto e lembre-se: um passo de cada vez vale mais que um pulo distante e incerto. 

mais posts