Como driblar o medo que nos impede de crescer profissionalmente
dicas

Como driblar o medo que nos impede de crescer profissionalmente

Sabe aquela sensação de que não vai dar certo, então é melhor nem tentar para não gerar frustração? Acredite, esse é um sentimento comum para muitas pessoas e que por vezes atrapalha o andamento da carreira de quem se deixa levar pelo medo.

A princípio, podemos começar entendendo, o que é esse medo, que pode ser de errar, de como será o resultado, do que as pessoas vão falar, ou até mesmo do sucesso que pode ser o projeto. Em todo o caso, se sentir assim é normal, e é muito provável que todas nós já tenhamos enfrentado alguma situação que gerou inseguranças sobre a reação das pessoas.

E mesmo que esse sentimento pode parecer apenas uma falta de coragem em "dar o primeiro passo", a realidade não é bem assim. Então para facilitar a identificação e combate a esses medos, nós separamos eles em dois pontos que podem estar sendo os bloqueios para o seu sucesso.

 

Expectativa vs. Realidade

Ao realizar qualquer tarefa, criamos aquele ideal do que seria o resultado perfeito, o que é bom, exceto quando o perfeccionismo passa a ser um fator de bloqueio.

Começa com um "eu não sei se consigo fazer bem feito", e assim, a tarefa vai sendo adiada por muito tempo, até chegar em um ponto no qual você se conforta com a ideia de "faça direito ou nem faça".

Essa é uma das armadilhas do medo, e a maneira mais eficaz de superar isso, é entendendo que a tarefa feita é melhor que a perfeita, e também que podemos aprender com as nossas falhas.

Sem mais desculpas

Assim como o perfeccionismo, esse bloqueio está relacionado a insegurança, desta vez no quesito "dar o primeiro passo".

Até porque, é fácil inventar desculpas como: “Não li o suficiente”, “Tenho muito tempo sobrando”, ou “Só preciso fazer uma coisa antes”. Essas são formas de mascarar o real problema, que é a procrastinação, porque no final das contas o prazo continua lá, o trabalho precisa ser feito, e quanto mais a tarefa for adiada, maior ficará a ansiedade.

Talvez a melhor solução seja começar pelas tarefas mais rápidas, de forma que você possa ir cumprindo pequenos trabalhos, para chegar aos médios, e assim sucessivamente, até finalizar toda a lista e aproveitar os resultados.

Em todo o caso, o processo de superar o medo tem uma ligação direta com autoconhecimento, porque ao desenvolve-lo, criamos uma maior consciência sobre nossos desejos, propósitos, metas, e objetivos. Dessa forma, nós podemos repensar atitudes, para potencializar a coragem de realizar os nossos sonhos.

mais posts