Como cuidar do meu dinheiro em tempos de crise?
finanças

Como cuidar do meu dinheiro em tempos de crise?

A crise acarretada pelo coronavírus nos pegou de surpresa e agora, mais do que nunca, é essencial saber como cuidar do dinheiro. A Carol Sandlermentora, palestrante das duas últimas edições do #PushSP e a nossa colunista de educação financeira, separou as melhores dicas para você aprender a administrar suas finanças. Confira abaixo!

Desemprego em alta, famílias que perderam parte da renda, autônomos (autônomas) que não conseguem atender os seus clientes – a crise provocada pelo coronavírus tem impacto direto no nosso bolso.

Com isso, tenho visto muita gente angustiada e preocupada. Como pagar as contas? Como lidar com as minhas dívidas? Como cuidar do meu dinheiro?

Para te ajudar, trouxe um passo a passo completo para você fazer um novo planejamento financeiro para a crise. Confira:

  1. Faça um diagnóstico financeiro

É essencial parar para ver exatamente como está a sua vida financeira. Minha sugestão é que você tire alguns minutos do seu dia para imprimir os extratos das suas contas dos últimos 3 meses e separar os seus gastos em três categorias: essenciais, supérfluos e reserva financeira (ou parcelas de dívidas). Se você não tem dívidas, o ideal é que a proporção seja: 50% para essenciais, 30% para supérfluos e 20% para reserva. Caso esteja no vermelho, fica da seguinte forma: 50% para essenciais, 20% para supérfluos e 30% para parcelas das dívidas.

  1. Corte gastos para conseguir se encaixar na fórmula

Transporte e lazer fora de casa já foram embora, mas existem muitas outras despesas que podem ser reduzidas neste momento (viagens, telefone celular, TV a cabo, pacote de tarifas do banco, vários supérfluos...). Tudo para te ajudar a navegar por este período da forma menos sofrida possível.

  1. Renegocie e refinancie dívidas

Alguns bancos estão aceitando os pedidos de prorrogação das parcelas de algumas dívidas, como financiamento imobiliário e de automóvel e empréstimos pessoais. Caso consiga o adiamento, tenha certeza de que o banco não cobrou juros pela operação, ok? No entanto, se não conseguir esta alternativa, você pode também buscar um empréstimo mais barato para conseguir pagar as dívidas mais caras (aquelas que tem juros maiores).

  1. Utilize os seus benefícios

Coronavoucher, resgate do FGTS, adiantamento do 13º - caso tenha direito a algum destes benefícios, aproveite. São uma forma de te deixar com mais dinheiro em caixa.

  1. Guarde o que você puder

Construir uma reserva neste período é essencial. Por isso, é recomendável que você tire da sua conta corrente todo o dinheiro que economizar e construa uma reserva financeira. Este dinheiro poderá ser chave para lidar com algum novo imprevisto.

 

mais posts