CNV: a abordagem capaz de melhorar a produtividade da sua equipe
dicas

CNV: a abordagem capaz de melhorar a produtividade da sua equipe

A comunicação pode ser tomada como a base dos relacionamentos interpessoais, principalmente quando se está no ambiente de trabalho, porque é ela que pode determinar o entrosamento e produtividade da sua equipe.

Por esse motivo, o psicólogo norte-americano, Marshall Rosenberg, criou o conceito de Comunicação Não - Violenta (CNV), abordagem que é famosa entre os melhores líderes do mundo, por se tratar justamente de uma metodologia de comunicação clara e empática.

Em outras palavras, a Comunicação Não - Violenta pode construir um espaço de diálogo no ambiente de trabalho, contudo, é preciso ressaltar que essa abordagem é um exercício constante, baseado em quatro pilares, e nós vamos explicar como funciona, além de também mostrar exemplos práticos para cada um deles.

 

Observe! Essa é a dica de ouro para começar a aplicar a Comunicação Não - Violenta nas relações da sua equipe. A ideia é que dessa forma, a mensagem seja passada de uma forma positiva, sem julgamentos.

Um exemplo disso é substituir a frase: “Você atrapalha todo mundo entrando atrasada na call!”, por “A nossa equipe tem uma rotina agitada, cada minuto conta muito, então você poderia se atentar ao horário da reunião?”.

 


Depois da etapa de observação, chega a hora de identificar o sentimento despertado por aquela situação, pois se mostrar vulnerável ajuda a se conectar com seus colegas, um exemplo disso seria falar da seguinte forma:

“Eu me sinto muito triste quando você fala alto, nós podemos conversar e resolver juntos essa situação.”

 O uso de sentimentos aumentam as probabilidades de que o conflito possa ser resolvido, sendo uma opção melhor que utilizar a frase:

“Eu não vou ficar ouvindo grosseria, não...”

 

O terceiro passo é compartilhar a sua necessidade, mas sempre sem comprometer as etapas anteriores. Uma maneira de fazer isso é ligar os sentimentos que foram descobertos e usá-los positivamente.

Substituir:

“Se eu soubesse que você ia atrasar a entrega, eu mesma teria feito!”

Por: “O nosso time dá muito valor no cumprimento do deadline, então queríamos pedir para você se atentar um pouco mais nessa questão. Estamos aqui caso precise de ajuda.”

 

Em conclusão, pode-se fazer um pedido, usando linguagem afirmativa, para visualizar futuras convivências. O segredo é ser direta e empática, deixando claro o que você precisa que o outro faça. Segue os exemplos:

Correto - “Você poderia me chamar para conversar em particular quando se sentir irritada comigo?”

Incorreto - “Você pode parar de gritar comigo?”


É importante ter em mente que esses são exercícios, e assim como nosso corpo, a nossa mente e personalidade também precisam ser trabalhadas diariamente para ter resultados a longo prazo.

mais posts