As melhores plataformas para criar uma loja online
dicas

As melhores plataformas para criar uma loja online

Hoje em dia é comum vermos marcas usarem canais e mídias sociais criados para integração pessoal, como Instagram, Facebook e WhatsApp para suporte de venda de produtos e serviço. A estratégia rende ótimos resultados e possui um grande alcance, porém investir em uma plataforma e-commerce, com foco em venda e resultados pode mudar completamente a cara e o patamar da sua empresa, profissionalizando o processo de venda e o atendimento ao cliente. 

A gama de ferramentas e recursos oferecidos pelas plataformas de lojas on line trás praticidade para o consumir e para o lojista, facilitando e organizando a operação, automatizando o processo como um todo. 

Dessa forma, é de extrema importância investir em uma plataforma de confiança que se adeque as suas necessidades e de seu consumidor. Por isso, hoje selecionamos quais as 5 melhores plataformas para criar uma loja on line, independente de qual tamanho seja o seu negócio. Vem com a gente: 

 

     1. Magento

magento

Quando falamos de plataformas para e-commerce , a Magento é uma referência de peso e um nome popular normalmente citado como a melhor plataforma de lojas on line no mundo. Apesar de ter entre suas lojas publicadas marcas de porte muito grande, como Adidas, Burguer King, Nike, Samsung e Riachuelo, a plataforma é conhecida por sua flexibilidade, o que permite que pequenos negócios também sejam adequados e muito bem incorporados. Ela de destaca pela sua riqueza em funcionalidades. Por exemplo, ela foi pensada para SEO (Search Engine Optimization) e é altamente segura, permitindo usar muitos temas e plugins. 

Prós: 

  • Plataforma incrivelmente escalável 
  • Pensada para SEO e segurança 
  • Suporte a diversas moedas e taxas de impostos
  • Integrada com diversos opções de pagamento

Contras: 

  •  A plataforma pode ser complicada para iniciantes e é recomendado que se tenha uma pessoa experiente em programação e T.I para ajudar nas diversas funções e funcionalidades oferecidas pela Magento.     

      2. WooCommerce

woo-commerce

Definitivamente a plataforma mais atrativa para pequenos negócios e empresas que estão começando. O WooCommerce oferece um painel de controle extremamente intuitivo e personalizável, além de suas funções serem intuitivas e fáceis, sendo ideal para iniciantes tiraram suas ideias do papel e começarem finalmente suas lojas virtuais. 

As funcionalidades são imensas e a plataforma parece simplificar todos os processos de uma venda on line, como publicar itens de venda ou até os processos de pagamento. Caso você queira algo mais elaborado para sua loja ou melhorar a funcionalidade do plugin, você pode usar extensões disponíveis da plataforma e existem centenas dela. 

Prós:

  • Usa o CMS WordPress para criar sua loja virtual
  • É extremamente personalizável
  • Tem um grande e efetivo suporte 

Contras:

  • Adicionar uma funcionalidade avançada, exige extensões, o que pode ser complicado. 

    3. NuvemShop

nuvem-shop

A NuvemShop já foi considerada por muitos a plataforma líder em e-commerce na América Latina. Com tecnologia robusta e funções super intuitivas é ideal para pequenas e médias empresas. Dentre as diversas possibilidades, destacam-se as diversas opções de personalização de sua loja on line e a associação com o Google Analytics, o que permite um acompanhamento frequente dos KPI's do negócio.

Nas categorias de envio, é integrada com as maiores do mercado, além de apresentar associação com ferramentas de marketing e aplicativo para gerenciamento da loja virtual pelo celular. 

Prós:

  • Possui mais de 40 layouts de personalização
  • 99,8% de uptime durante o ano 
  • Suporte educacional gratuito 
  • É integrada com Facebook e Instagram

Contras:

  • Plataforma paga, possui somente 15 dias de teste
  • Cobram

    4. PrestaShop

Diferente do WooCommerce, o PrestaShop é uma plataforma de e-commerce dedicada. Ela permite que você crie sua loja de forma simples e certeira, bem estruturada e com um visual super moderno. Além de ser intuitivo e fácil de manusear, o PrestaShop oferece uma quantidade imensa de funções, como por exemplo, inclui um sistema de gerenciamento avançado de produtos, diversas opções de pagamento, checkouts personalizados e muito mais.

Caso você busque funções além das oferecidas pela plataforma, o uso pode ser melhorado e personalizado para seu negócio através de plugins e temas. Porém, a plataforma já tem todo o básico necessário para montar uma loja virtual. 

Prós:

  • Configurações avançadas de gerenciamento de produtos
  • Funcionalidade simples e intuitiva
  • Experiência de compra personalizada 
  • Integrada com o Google Analytics 

Contras:

  • Existe uma curva de aprendizado para utilizar as mais diversas funcionalidades disponíveis

     5. OpenCart

A OpenCart é conhecida por ser um intermediário entre a WooCommerce e a PrestaShop. Em funções de e-commerce, ela oferece muito mais do que a primeira, porém, perde em praticamente todos os outros fatores para a segunda.

O painel de controle é seu ponto forte, intuitivo e com visual avançado ele fornece toda a informação necessária que você precisa para ter o máximo de desempenho em sua loja on line. Além disso, personalizar sua loja na OpenCart é fácil devido ao seu sistema de módulos e suas funções e opções são fáceis de se familiarizar e pegar o jeito.

Prós: 

  • Mais fácil de usar comparada as outras plataformas
  • Possui funções de SEO integrado
  • Tem suporte e temas de extensões 

Contras: 

  • Não oferece muitas funções integradas
  • Alguns temas e funcionalidade são desatualizados comparadas ao mercado

mais posts