No início desse mês foi anunciado que Marta Ortega, filha do fundador da Inditex - conglomerado têxtil responsável por grandes marcas, como a Zara - Amancio Ortega, assumirá as rédeas da empresa no ano que vem, através de uma mudança de geração muito esperada e celebrada na empresa. O proprietário, elevou a filha, de 37 anos, a presidente da empresa, em uma surpreendente reformulação da equipe de gestão da gigante do vestuário. Um novo CEO, Oscar Garcia Maceiras, também assumirá com efeito imediato.
Marta Ortega sempre foi conhecida por estar em grandes eventos de moda em todo o mundo, sendo uma grande influenciadora do ramo. Agora, nessa nova função, ela tem a responsabilidade de enfrentar ameaças competitivas, como a Shein e trazer um rosto mais identificável, jovem e conhecido para a presidência da marca.
Apesar das ações terem caído cerca de 5,3% devido à preocupação dos investidores com a nova liderança, as promessas são altas e a remodelação da marca e a saída do presidente executivo Pablo Isla, 57, que liderou a fase de expansão da Inditex por mais de uma década, aumentando o valor de mercado da empresa seis vezes para US$ 100 bilhões, as mudanças já eram esperadas, e o pensamento foi a longo prazo. Marta Ortega foi aos poucos ganhando mais visibilidade pública e cada vez mais se envolvendo no negócio, fundado por seu pai, que tem 85 anos e possui 59% de participação.
Ortega se tornará presidente a partir de 1º de abril, quando Isla encerrará sua carreira de 17 anos na gigante varejista. “Eu sempre disse que dedicaria minha vida a construir sobre o legado de meus pais, olhando para o futuro, mas aprendendo com o passado”, disse Marta Ortega em um comunicado. Embora a empresária tenha ocupado vários cargos na Inditex nos últimos 15 anos, essa é a primeira vez que ela assume uma posição de alta administração. No passado, ela sempre esteve mais envolvida no fortalecimento da Zara, estando a frente de várias coleções.
A mudança veio com a necessidade de inserir a marca cada vez mais em um contexto jovem, se aproximando da GenZ e competindo frente a frente com marcas que se comunicam tão bem com a polêmica geração. A estratégia também veio com a necessidade de aproximar a presidente da indústria como um todo, já que Marta é muito mais disposta à publicidade do que seu pai.
O que você espera do conglomerado e da Zara com essa nova geração?