Você se sente pouco produtiva no meio da tarde? Fica lenta ou lutando para se manter em alerta durante o dia? A nova colaboradora do PUSH, a Dra. Patrícia Cavalcante, preparou esta pauta recheada dicas fáceis e naturais para todos que desejam aumentar a produtividade. Ficou curiosa? Confira abaixo!

Felizmente existem maneiras fáceis e acessíveis de melhorar sua produtividade e diminuir a sensação de fadiga naturalmente. Pule as xícaras extras de café (que em exagero podem trazer um efeito rebote ou acabar com sua noite de sono) e tente estes 7 métodos fáceis para obter energia naturalmente.

 

Óleo Essencial de Hortelã-pimenta (Peppermint)

Uma maneira fácil de estimular a mente e aumentar a performance mental é o óleo de hortelã-pimenta. Usado há anos na aromaterapia, estudos recentes em animais descobriram que este óleo essencial pode ter um efeito estimulante no cérebro. Tente colocar algumas gotas nas palmas das mãos, esfregar uma a outra e aspirar esse refrescante aroma, ou adicione várias gotas a um difusor de vapor para respirar os benefícios ao longo do dia. SIMPLESMENTE EXPERIMENTE!! A sensação de aumento de energia é perceptível na hora, e não há limites de vezes que você pode recorrer a esse recurso ao longo do dia.  

 

Atividade física regular

Sim, eu sei, as vezes parece impossível conseguir conciliar exercícios a uma rotina tão intensa. Mas incorporar exercícios de forma regular realmente aumentará os seus níveis de energia e é um dos melhores métodos para aumentar a motivação, além de melhorar a saúde em geral. E lembre-se, não precisa correr uma maratona para obter os benefícios do exercício, mesmo exercícios moderados e curtos já trarão muitos benefícios energéticos também. Experimente o HIIT – exercício intenso intervalado – você pode fazer numa esteira, transport, bike ou ao ar livre, por exemplo. Depois de se aquecer, dê 10 tiros de 1 minuto em alta intensidade x 1 minuto de descanso ativo. Pronto em menos de 30 minutos você terá cumprido a sua meta do dia de atividade física!! Tente isso de 3-4 vezes por semana e avalie já na semana seguinte como seu rendimento no trabalho melhorou!  

 

Chás de ervas 

O café não é a única opção quando você precisa de um estimulante. Tomar um chá de ervas pode fornecer um aumento temporário e natural nos níveis de energia.  Duas opções maravilhosas são chá verde e chá de rooibos. O chá verde tem muitos benefícios para o corpo, como anti-envelhecimento pelas propriedades de combate aos radicais livres. É carregado de catequinas, antioxidante que ajuda a combater os danos nas células do corpo. O matcha é uma excelente opção de chá verde.  

O chá de Rooibos é outro tipo de chá que ajuda a combater a fadiga e melhorar a performance mental. Feito a partir de plantas da África do Sul, este chá vermelho é refrescante e cheio de antioxidantes, incluindo aspalatina, um antioxidante que tem demonstrado combater a inflamação e afastar o estresse oxidativo em modelos animais.  

 

Melhore a qualidade do sono

Não está conseguindo dormir direito? Acorda cansada no dia seguinte? Sente que sua noite de sono não está sendo reparadora?

Passar as noites acordando e rodando na cama definitivamente pode fazer você se sentir exausto no dia seguinte. Uma noite de sono de qualidade é um dos métodos mais fáceis para obter energia pela manhã.  Se você estiver com problemas para dormir, tente essa dica: mantenha um horário de sono consistente indo dormir e acordar às mesmas horas todos os dias, inclusive aos finais de semana. Isso ajudará a regular o seu relógio interno do corpo. Elimine também a cafeína depois das 15h, porque os efeitos podem durar até 12 horas.

 

Ervas Adaptógenas

Você já ouviu falar nas ervas adaptógenas? São plantas que equilibram e restauram a capacidade natural do corpo de lidar com o estresse, regulando o sistema adrenal que é responsável por controlar o modo como os hormônios reagem ao estresse. São uma excelente opção natural quando você está se sentindo exausto, fatigado ou estressado. Os adaptógenos não têm como alvo uma parte específica do corpo; em vez disso, eles ajudam seu corpo a lidar com o estresse, a ansiedade e, é claro, com o cansaço.  

Algumas das melhores ervas adaptógenas que são utilizadas para aumentar a energia e concentração são: ashwagandha, rhodiola, manjericão e ginseng.

 

Reduzir o consumo de carboidratos

Principalmente o de carboidratos simples como os encontrados em refrigerantes e chás adoçados, biscoitos e alimentos processados ​​(pão branco e macarrão, por exemplo). Embora eles forneçam um rápido impulso de energia, esse açúcar no sangue rapidamente cai, seguindo por uma sensação de letargia (lembra de como você fica domingo após uma bela macarronada?). A solução para aumentar a energia quando e performance física e mental é manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Prefira os carboidratos integrais de baixo índice glicêmico, que o corpo leva mais tempo para digerir e não fazem aquele pico/queda de açúcar no sangue. Batata-doce, aveia e arroz integral são todos carboidratos de baixo índice glicêmico que fornecem ao corpo um fluxo constante de energia.  

 

D-ribose

Já ouviu falar nesse suplemento? É um carboidrato de baixíssima carga glicemica e que fornece energia de forma rápida para nossas células podendo melhorar nossa disposição e performance mental.

Ele é rapidamente absorvido quando consumido (em torne de 95%) e passa diretamente para a corrente sanguínea e para dentro de nossas células. A suplementação com D-Ribose auxilia no processo natural do corpo de síntese de energia. Sabe aquele cafezinho da tarde que até melhora sua sensação de disposição mas depois detona a sua noite de sono? Tente substituir por 5g desse suplemento.

 

Mudar sua dieta, incluindo mais atividade física em sua rotina, melhorar a qualidade do sono e usar óleo de hortelã-pimenta são maneiras fáceis de obter uma explosão rápida de energia. Mas tenha em mente que a baixa energia também pode ser um sintoma de outras condições, incluindo problemas de tireóide, depressão ou anemia, ou pelo uso de alguns medicamentos. Caso essa sensação persista mesmo tendo incorporado alguns desses hábitos, procure o seu médico.