7 dicas para vencer o WhatsApp
leitura

7 dicas para vencer o WhatsApp

Passar mais tempo dentro de casa para muitos pode ser sinônimo de aumentar o tempo de uso do celular e das redes sociais. É inevitável estarmos conectadas a maior parte do tempo, seja para o trabalho, para manter o contato com os outros ou usufruir das mídias e da tecnologia para resolver questões e manter hábitos que antes eram feitos presencialmente. O celular virou uma extensão do nosso próprio corpo e agora em período de isolamento, isso se intensificou ainda mais. 

O WhatsApp é hoje em dia o aplicativo mais popular do planeta, recentemente ultrapassou o Facebook no ranking de aplicativos mais usados ao redor do mundo, liderando a lista. O aplicativo de mensagens é uma ferramenta para nos aproximar daqueles que estão longe e também servir como uma forma de comunicação mais imediata do que e-mails e chamadas de vídeo. Logo, pode-se imaginar que o uso do WhatsApp aumentou, e muito, durante a quarentena. Segundo a Kantar, o uso do aplicativo cresceu em 76% no último mês, principalmente em países com um grande números de casos. Diversas empresas migraram para o aplicativo para oferecer seus produtos e serviços - a AMARO é uma das empresas que viu no aplicativo uma chance de continuar com suas vendas mesmo estando com suas guide shops fechadas. 

Apesar de ser um grande facilitador, o WhatsApp ainda é uma rede social e seu imediatismo pode criar um senso de urgência para tudo, o que inevitavelmente nos desgasta e nos satura. Por isso, é de extrema importância cuidarmos do tempo de uso e aprendermos como usar o aplicativo de uma forma inteligente e saudável durante esse período. Para te dar um empurrãozinho e te ajudar nessa quarentena nós trouxemos 6 dicas de como vencer o WhatsApp, vem ver: 

 

1. WhatsApp não é email 

Se o assunto pode ser resolvido por um email, opte pela forma tradicional e muito mais profissional. Além disso, comunique aos seus clientes, fornecedores e funcionários, que esses assuntos devem ser priorizados via email. Vai tornar o seu trabalho mais organizado e muito fácil de você encontrar os registros, caso venha a precisar. 

2. Estabeleça e respeite horários

Seja você uma empreendedora, autônoma ou funcionária de uma empresa, é provável que, mesmo que prefira trabalhar por email e ferramentas de gerenciamento de tarefas, você também esteja usando o WhatsApp para o trabalho. Por isso, é de extrema importância estabelecer horários e respeitá-los! Mande mensagens relacionadas ao trabalho somente em horário comercial e tente usar o aplicativo apenas em casos de urgência. 

3. Não deixe que o WhatsApp vire uma distração

Agora que estamos em casa, é normal estarmos com o celular sempre perto ou até optar pelo WhatsApp Web, pela praticidade e pela rapidez. Porém, devemos cuidar para que o aplicativo não vire uma distração, se pararmos a cada minuto para responder uma mensagem, isso quebra completamente o ritmo de trabalho e remove toda nossa concentração. Por isso, saiba separar os assuntos profissionais de pessoais e claro, se precisar dar uma pausa no meio do expediente para relaxar e conversar com alguém, está mais do que liberado usar o aplicativo de mensagens.

4. Use-o como forma de se aproximar das pessoas

Seja para se aproximar de seus clientes ou de amigos e familiares, o WhatsApp é uma ótima ferramenta que diminui a distância que estamos sendo obrigados a manter. Estude as melhores formas de abordar seus clientes, que linguagem usar, como facilitar a entrega, qual a jornada de consumo e tente sempre que possível enviar novidades de produtos e serviços.

5. Se não tem urgência, use outro meio de comunicação

Sabemos que o WhatsApp é prático e imediato e o quanto isso é ótimo para resolver urgências e problemas de pequeno porte, mas se o assunto não for urgente, opte por outro meio de comunicação. O WhatsApp cria um senso de urgência tremendo, e convenhamos, não tem uma pessoa que não fique ansiosa ou angustiada com as milhares de notificações que recebemos diariamente. 

6. Não espalhe fake news 

O WhatsApp divulgou essa semana que será mais difícil compartilhar mensagens encaminhadas no aplicativo, agora você só poderá encaminhar a mensagem para um contato de cada vez, dificultando a disseminação de notícias falsas no país. Não compartilhe notícias, imagens e vídeos que você tem não tenha certeza da veracidade, nem de onde vieram. Num período delicado como esse que estamos vivendo, as fake news só servem para causar terror nas pessoas, não possuindo nenhuma função positiva. 

7. Se necessário, saia de grupos  

Acredito que todo mundo tem um grupo no WhatsApp que não para o dia inteiro, vive mandando notícias, mensagens e figurinhas e você sempre está com ele silenciado. Caso isso não esteja fazendo bem pra você, só está te deixando ansiosa, explique para os participantes como você se sente e se retire do grupo. Estamos vivendo um período difícil e tudo bem não nos sentirmos bem! Se coloque em primeiro lugar, explique a situação e saia.

mais posts