7 coisas que aprendemos ao trabalhar com mulheres poderosas
leitura

7 coisas que aprendemos ao trabalhar com mulheres poderosas

Trabalhar com mulheres poderosas é bastante inspirador - e isso a gente pode te dizer com propriedade, já que aqui o nosso time é repleto de mulheres admiráveis. Ao longo de nossas carreiras, nos deparamos com profissionais fascinantes e pouco a pouco formamos as nossas referências a partir do que aprendemos com elas.

A Fast Company, uma revista americana de negócios, design e tecnologia, compilou uma lista com algumas lições que geralmente tiramos quando trabalhamos com mulheres poderosas e por termos nos identificado com o texto, traduzimos para vocês.

Quando se convive com mulheres poderosas, descobrimos que elas não são exatamente como pensamos: elas não são perfeitas e não passaram por cima de ninguém pra chegar aonde estão. A realidade é muito diferente do que as pessoas pensam. E outra coisa importante: ainda que boa parte das mais influentes mulheres que conhecemos estarem em posições tradicionais de poder, muitas outras não estão. A influência pode vir de diversos lugares e níveis organizacionais.

Aprendemos muito com elas e selecionamos 7 lições essenciais, confira:

  1. Mulheres poderosas não são perfeitas (e nem tentam ser)

Na verdade, elas aceitam que são imperfeitas e sabem abraçar essas características a seu favor, ou seja, elas não usam as imperfeições como desculpa, mas sim reconhecem que são aspectos que devem ser melhorados - e são seletivas sobre o que tentam mudar. Ao invés de ficarem constantemente insatisfeitas consigo mesmas, as mulheres poderosas são otimistas e vão melhorando o que podem enquanto avançam confiantemente em direção de cada vez mais sucesso.

  1. Mulheres poderosas não são cruéis

Mas sim, firmes. Elas estão sempre aprendendo, fazendo grandes coisas acontecerem e inspirando muitas outras. Quando percebem uma oportunidade de melhoria, elas se empenham para isso em vez de se manterem complacentes ou se esquivarem das responsabilidades. Embora sejam rígidas quanto a seus objetivos, elas não são rudes com as pessoas. Elas não pisam nos outros e não machucam aqueles que estão em seu caminho.

  1. Mulheres poderosas não são agressivas

Elas são determinadas. Longe de adotarem uma abordagem hostil, a maioria das mulheres poderosas são decididas e resolutas sem comprometer a forma com que se relacionam com as outras pessoas. Elas reconhecem que os outros terão perspectivas diferentes das suas e então se propõem a escutar suas ideias e persuadi-los, em vez de simplesmente pregarem o que pensam. Mulheres poderosas são convincentes porque estão abertas a ouvir diversos pontos de vista, incorporando e aprendendo com eles, para então tomarem as melhores decisões. Elas te dizem como é, mas fazem respeitando as ideias dos outros.

  1. Mulheres poderosas não são soberbas

As mulheres que possuem alguma influência são aquelas dispostas a colocar as mãos na massa. Elas estão dispostas a ajudar a preparar o local do evento ou analisar os números de uma planilha do Excel. Emboras suas responsabilidades principais possam estar em outros lugares, elas demonstram boa vontade quando lhes pedem ajuda, guiando essa pessoa sem se intrometer em seu trabalho.

  1. Mulheres poderosas não são arrogantes

Elas são, na verdade, confiantes. São espertas mas reconhecem que não sabem tudo e quando precisam de ajuda. Elas são humildes e ouvem e aprendem com os outros. Essas mulheres não se gabam e não têm nada a provar porque seu talento fala por si só.

  1. Mulheres poderosas não priorizam o trabalho acima de tudo.

Elas também participam de atividades fora do trabalho e as mais eficazes, reconhecem seus limites. Embora invistam muitas horas trabalhando duro, elas também têm uma vida pessoal e paralela ao trabalho. Elas reservam um tempo para os amigos, família e hobbies. As mais eficazes reconhecem que só focar no trabalho torna vida monótona e que uma vida plena lhes confere ainda mais energia para focar na carreira.

  1. Mulheres poderosas não diminuem os outros

Uma das maiores lições que podemos tirar das mais inspiradoras mulheres é que tem espaço pra todo mundo e, sabendo disso, elas não precisam ficar na defensiva e se distanciar dos outros. Elas se conectam, buscam ajudar umas às outras, oferecem conselhos e compartilham conhecimento. Elas fazem essas trocas ao longo do tempo, mantendo o relacionamento mesmo quando a situação muda. E isso não abala a sua influência, pelo contrário, parece multiplicar o seu impacto. Mesmo mudando de funções, elas mantêm o contato, a boa vontade e a conexão, apesar da distância.

Por fim, mulheres poderosas não evitam o fracasso, elas aprendem com os erros. Elas são capazes, resilientes e se preservam. Elas são corajosas, apaixonadas e perseverantes em relação aos seus objetivos.

Gostou? Conte pra gente as maiores lições que você aprendeu com as mulheres poderosas que conhece!

Fonte: Fast Company

mais posts