3 passos para você assumir o controle das suas finanças pessoais ou empresariais
finanças

3 passos para você assumir o controle das suas finanças pessoais ou empresariais

A consciência financeira é um atributo básico para que as pessoas consigam efetivamente assumir a responsabilidade sobre suas decisões tanto no âmbito pessoal quanto como empreendedoras.  Por isso, separei 3 passos importantes para que você efetivamente assuma o controle das suas finanças.

1.       Reconheça a importância das finanças para sua liberdade

Entenda que “ter dinheiro” é algo relativo.  Resumindo muito, se você gasta menos do que ganha, você tem alguma sobra de dinheiro e isso te dá liberdade.  Se você se organiza em um patamar de gastos maior do que você é capaz de ganhar, você vive escravo do dinheiro.  Isso porque a falta de dinheiro, geralmente decorrente da falta de consciência financeira e má gestão, pode limitar suas opções. Indo um pouco além, a gestão financeira envolve a predisposição a uma reavaliação do que você dá valor, do que é importante para você.  Ou seja, gerenciar suas finanças é, na verdade, um processo de autoconhecimento bem profundo. Ao reconhecer essa importância, você tenderá a ter mais disposição para aprender mais sobre gestão financeira e dedicar certo tempo da sua vida para ela – o que nos leva aos passos 2 e 3.

2.       Aprenda o que envolve gestão financeira

Ao ouvir a expressão “gestão financeira”, cada pessoa pensa em uma coisa diferente.  Simplificando, algumas possíveis dimensões dessa gestão são:

  • gestão do fluxo de caixa – quanto e quando o dinheiro entra e sai da sua conta, ou seja, quanto e quando você ficará com “saldo positivo” ou “saldo negativo” e como evitar que ele fique negativo.
  •  gestão das dívidas e/ou investimentos – quais melhores produtos financeiros (empréstimos/aplicações) para que eu pague menos juros ou receba mais rendimentos.
  • análise da minha estrutura de receitas e gastos – como funcionam minhas fontes de receitas e meus gastos estruturalmente, para que eu possa tomar decisões pessoais ou empresariais de forma a ter mais ganhos do que gastos.

Só de conhecer essas dimensões, você já deve ter tido algumas reflexões sobre questões que deveria estar gerenciando nas suas finanças, certo?  Aprender sempre abre horizontes e te ajuda a ter uma vida com mais autonomia!  Pesquise, faça cursos, desmistifique assuntos que pareçam completamente estranhos para você... não é tão complicado quanto parece!

3.       Crie métodos simples para seus controles financeiros cotidianos

A gestão financeira irá te cobrar disciplina.  Você precisará acompanhar seus saldos, registrar e classificar suas entradas e saídas de dinheiro, mensurar seus rendimentos e realizar análises.  É com isso que tomará decisões pessoais ou empresariais mais conscientes, escolhendo onde vale a pena colocar mais recursos (tempo, dinheiro, energia, etc). Se o processo para realizar os controles for muito complicado e te tomar muito tempo, talvez seja mais difícil criar a disciplina.  Então comece de maneira simplificada!  Conforme você for assumindo domínio sobre esses métodos, você poderá sofisticá-los para trazer análises mais profundas. Caso não saiba como começar, procure ajuda de profissionais que possam criar este método para você.

--

Liberdade significa ter opções de escolha e saber gerenciar seu dinheiro é fundamental para garantir que você viva com mais opções.  Lembre-se disso e fará mais sentido investir nestes 3 passos!

mais posts