20 livros que toda empreendedora deve ler
listas

20 livros que toda empreendedora deve ler

Se você já empreende ou está pensando em começar, com certeza sabe o quão valioso pode ser uma dica de quem já passou ou está passando pelo mesmo momento. Pensando nisso, perguntamos à nossa comunidade quais são os livros que toda empreendedora deve ler, na opinião de quem está por lá - e assinamos embaixo, é claro.

Papel e caneta na mão para anotar tudo - e nos contem nos comentários quais vocês acham importante incluirmos na lista.  

 

1. O poder do hábito, Charles Duhigg

O livro mostra como pequenas mudanças de hábito podem gerar resultados positivos em sua produtividade, na estabilidade financeira e até mesmo na felicidade. O autor te mostra como ter hábitos corretos foram importantes para garantir o sucesso do diretor executivo da Starbucks, de Martim Luther King e até do Micheal Phelps.

 

2. A coragem de ser imperfeito, Brené Brown

Brené Brown já tinha mostrado em suas palestras o poder da vulnerabilidade e, neste livro, ela explora ainda mais a questão. Medo, vergonha, imperfeição, incertezas, riscos e a exposição emocional são alguns dos temas abordados no livro. Ela alega que as pessoas querem a todo custo evitar o fracasso e por isso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida.

3. Seja Foda, Caio Carneiro

Esse livro vai te ensinar comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis. O autor te provoca e inspira a não ter só o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos. 

 

4. O Senhor das Moscas, William Golding

O romance lançado em 1954 segue um clássico para a análise da contraposição entre civilização e barbárie, o valor da disciplina, entre outros temas, enquanto conta a história de um naufrágio.

 

5. Apresentações Brilhantes, Susan M. Weinschenk

Neste livro, a psicóloga e consultora analisa o que faz uma apresentação ser bem-sucedida. A autora desvenda a ciência por trás dessas apresentações e mostra aos leitores o que eles precisam saber sobre como as pessoas ouvem, decidem e reagem, ensinando também como cativar o público e transmitir a mensagem.

6. Roube como um artista, Austin Kleon

São mais de 200 páginas de atividades práticas – e divertidas – para quem deseja se libertar do fardo de tentar ser completamente original e acolher as influências que estão por aí para criar e desenvolver as próprias ideias, trabalhar e viver de forma mais criativa. 

 

7. Mostre seu trabalho, Austin Kleon

Neste livro, Austin Kleon ensina ao leitor como compartilhar sua criatividade e tornar seu trabalho conhecido na era digital, propondo atitudes que valorizam o compartilhamento de ideias durante o processo criativo sem medo de ser “roubado”, já que para o autor, a capacidade de estar acessível e de saber usar as redes sociais de maneira produtiva, de forma a criar interesse e curiosidade em torno de seus projetos, é mais efetiva para tornar seu trabalho conhecido e relevante.

 

8. Como ser interessante, Jessica Hagy

Repleto de lições únicas e intensas sobre a vida, com diagramas e gráficos simples, este guia inspirador mostra como construir uma vida mais valiosa. É um livro otimista e cada uma das páginas vai te empurrar pra fora da zona de conforto e te instigar a ser criativo.

 

9. Grande Magia, Elizabeth Gilbert

Neste livro, a autora reflete sobre o que significa vida criativa que, segundo ela, é motivada pela curiosidade. Elizabeth Gilbert nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana.

 

10. Por que fazemos o que fazemos?, Maro Sergio Cortella

O livro é um manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como 'Paciência na turbulência, sabedoria na travessia', é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

 

11. Mulheres que correm com os lobos, Clarissa Pinkola Estés

A autora investiga a repressão feminina ao longo dos séculos o, que segundo ela, explica a sensação de impotência da mulher moderna. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Clarissa Pinkola Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam.

 

12. Equipes Brilhantes, Daniel Coyle

Eleito um dos melhores livros de negócios de 2018, o livro identifica três habilidades-chave que geram coesão e cooperação, e explica de que forma grupos heterogêneos podem funcionar como uma mente única. Daniel Coyle conta histórias de empresas e até mesmo de uma gangue de ladrões de joias, apresentando estratégias que estimulam o aprendizado e a colaboração, de modo a gerar confiança entre as pessoas e inspirar mudanças altamente positivas. O autor mostra como criar um ambiente onde a inovação tem espaço para florescer, os problemas são resolvidos com facilidade e as expectativas são continuamente superadas. 

 

13. O perigo de uma história única, Chimamanda Ngozi Adichie

Uma das palestras mais assistidas do TED Talk agora em formato de livro cujo objetivo é entender a fonte do preconceito. Segundo a autora, o nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto e é justamente com essa ideia, de diversificar as fontes do conhecimento e ter cautela ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. 

 

14. A Sutil arte de ligar o foda-se, Mark Manson

Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço. O autor usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. 

 

15. Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Considerado um dos principais livros no gênero, é o guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas. Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro continua sendo um inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

 

16. Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman

O vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman nos mostra as formas que controlam a nossa mente em Rápido e Devagar, as duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel nos mostra a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em nossas decisões pessoais e profissionais.

 17. Neuromarketing, Darren Bridger

É um guia prático de neuromarketing para o leitor aprender as técnicas de design que, aliadas à neurociência, pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores.

 

18. 10% mais feliz, Dah Harris

O jornalista divide com o leitor suas dúvidas, desconfianças e descobertas, narrando de forma hilária os inusitados passos de sua jornada. Ele oferece a sua perspectiva sobre espiritualidade, religião, meditação e aponta os benefícios em desacelerar um pouco a vida e ser mais feliz.

 

19. Empreendedorismo para subversivos, Facundo Guerra

Eleito um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo, Facundo Guerra escreveu este guia fundamental para quem sonha em empreender, contando sua trajetória profissional até decidir largar tudo para abrir o próprio negócio. O empresário abriu diversas casas noturnas em São Paulo até ser considerado o "rei da noite paulistana" e, neste livro, ele conta a história de cada um de seus negócios, que o levaram a tal posto, revelando os acertos e os erros.

 

20. O código da mente extraordinária, Vishen Lakhiani

É o livro que vai te ensinar a questionar e se libertar de todas as amarras. Você vai aprender a fugir dos padrões, a pensar fora da caixa e a criar novos modelos de ação e comportamento em todas as esferas de sua vida – amor, educação, espiritualidade, trabalho.

 

Foto: reprodução / @abimarvel

mais posts