18 coisas que você precisa abrir mão para atingir seus objetivos
listas

18 coisas que você precisa abrir mão para atingir seus objetivos

Sem dúvida um dos maiores segredos do sucesso é entender que você terá que abrir mão de muitas coisas para conquistar o que deseja. Traduzimos a lista da Forbes com as dicas essenciais para te ajudar a atingir seus objetivos e já podemos te adiantar que as pessoas bem-sucedidas entendem os seus limites e sabem como gastar a energia de modo a definir seus futuros. Quer saber como? Confira abaixo!

  1. O medo da incerteza

Nada na vida é certo e nunca existem garantias. Construir seu negócio, embarcar em um projeto ou mudar de carreira não significa que você está desviando do caminho da certeza e entrando pra uma vida imprudente e desconhecida. Significa apenas que você reconhece que a certeza é uma grande ilusão e que se agarrar a ela pode te impedir de crescer.

  1. Ignorar seus sentimentos

Raiva? Pode significar que você se sente impotente. Ansiedade? Quer dizer que alguma coisa na sua vida está desequilibrada. Medo? Significa que você se importa. Apatia? Você está esgotada. Os seus sentimentos não são aleatórios, eles transmitem uma mensagem e, se você deseja chegar em algum lugar, precisa aprender a não ignorá-los e permitir com que eles te “falem” o que você realmente precisa.

  1. Fingir que os seus problemas não existem

Faça uma planilha com as suas dívidas. Escreva uma lista dos hábitos que fazem mal à sua saúde e reflita sobre quais desconfortos esses hábitos te ajudam a evitar. Pense nas pessoas que você deve se desculpar. Visualize o que é necessário para transformar a sua vida. Seja honesta com você mesma. Encare os seus problemas - evitá-los só vai tornar as coisas piores.

  1. Evitar o desconforto

As pessoas estão acostumadas a transformar todos os hábitos ruins que as impedem de progredir em mecanismos de enfrentamento, como uma forma de evitar o desconforto. A maioria das pessoas constrói suas vidas em torno daquilo que as fazem se sentirem bem, sem perceber que tentar fugir de sentimentos inevitáveis é na verdade complacência - e isso é um passo para a ansiedade.

  1. Seus hábitos não saudáveis

O sucesso é uma coisa holística e não vai acontecer enquanto você se sentir péssima o tempo todo. Não dá afirmar que você nunca mais terá um hábito que não seja saudável, então ao invés de tentar eliminar todos de uma vez, comece identificando os piores. A ideia não é chegar à perfeição, mas sim trabalhar no que você já pode melhorar.

  1. Vitimismo

O seu passado não vai definir a sua vida. A sua atual situação também não vai. A única coisa que define a sua vida é o que você escolhe fazer em relação à mesma. Todo mundo tem uma história de luta pra compartilhar - e algumas pessoas permitem que essa história as definam e outras seguem com a vida apesar disso. Seu passado só será seu futuro se você carregá-lo consigo.

  1. Suas desculpas

Tudo bem querer explicar o porquê de você não estar onde gostaria de estar. Mas você precisa entender que essa justificativa não vai te levar mais rápido a alcançar os seus objetivos. Você tem duas opções na vida: fazer ou não fazer - ou perde tempo estagnada ou então é honesta consigo mesma e faz as mudanças necessárias. 

  1. Desamparo aprendido

O desamparo aprendido ocorre quando a pessoa enfrenta diversos desafios em sua vida de modo a fazer com que se sinta impotente quando se encontra em situações extremas - ela simplesmente deixa de tentar mudá-las. Reaprender que você está em controle da maior da sua vida é essencial para prosseguir.

  1. Defender os seus problemas

Se alguém te oferece um conselho em como mudar um problema que você tem reclamado há um tempo, você considera escutá-lo, responde com uma desculpa de que a pessoa não o entende, a solução oferecida não vai funcionar ou que você se sente desamparado? Se acontece isso, tente entender por que você está defendendo mais os seus problemas do que o seu potencial - pode ser um sintoma do desamparo aprendido.

  1. Distrações

Tudo que não está te ajudando a seguir em frente ou construir a vida que deseja é apenas uma distração. Eliminar distrações é absolutamente essencial e isso pode significar otimizar seu guarda-roupa, organizar a sua casa, analisar o peso do seu projeto ou até mesmo diminuir as suas obrigações sociais.

  1. A necessidade das pessoas gostarem de você

É impossível todo mundo gostar 100% de uma pessoa e isso deve-se a diversas razões que não têm nada a ver com ela. Algumas pessoas vão gostar de você, outras vão te amar, um monte vai te criticar e mais algumas não vão gostar independentemente das escolhas que você faça em sua vida. Então o que mais faz sentido é ser você mesma sem se preocupar com a aprovação alheia.

  1. Tentar fazer tudo sozinha

Você não deve assumir todos os papéis, trabalhos e responsabilidades em sua vida. Uma pessoa bem sucedida não se afunda em trabalho - ela contrata as pessoas certas, agilizam e se cercam de especialistas que podem resolver alguns pontos melhores do que você. Você não é mais forte por se recusar a contar com outra pessoa - você está apenas gastando a sua energia e enfraquecendo o seu potencial.

  1. Resistência

É normal você ser resistente para sair de sua zona de conforto, correr um risco ou tentar algo novo. Entretanto, se você resiste mais do que produz, alguma coisa está errada. Você tem que aprender a se mostrar e a fazer o trabalho mesmo que não sinta que está afim. Reconheça que, às vezes, muita resistência significa que você ainda não está exatamente no caminho certo.

  1. Soluções rápidas e atalhos

Construir algo duradouro e significativo não acontece do dia pra noite - e você deveria parar de esperar que aconteça sim. Mudanças reais são gradativas e para isso um passo deve ser dado de cada vez. Tente aprimorar 1% dos pontos que precisam da sua atenção em vez de focar 100% da sua atenção para fazer uma mudança completa e, com o tempo, esse esforço será recompensado.

  1. Esperar até se sentir preparada

Motivação não é uma coisa pela qual você espera, é algo que precisa ser construído. A paixão pode ter sido o que te motivou a querer algo em sua vida, mas não é o que vai te fazer aguentar os dias difíceis e as noites em claro trabalhando. Para se tornar uma pessoa bem-sucedida, você precisa ter princípios e hábitos. O que define a nossa vida é o que fazemos todos os dias, não somente aquilo que mais gostamos.

  1. Medo de falhar

O medo de falhar não te torna mais bem-sucedida - isso na verdade vai te impedir de ser. Quando o medo de falhar fala mais forte, você não aproveita as oportunidades, não se desprende de situações que não te agradam e não faz nada para mudá-las. Enxergue a falha como uma oportunidade de aprendizado. É a sua vida te dizendo que alguma coisa não está funcionando, então honre-a e faça os ajustes necessários para prosperar.

  1. Invejar aqueles que têm o que você deseja

O jeito que você fala sobre aqueles que já alcançaram aspirações similares às suas vai te ajudar ou dificultar a conseguir as suas próprias. Se apontarmos somente os erros dos outros, significa que lá no fundo temos inveja e esse sucesso será associado ao desgosto e desmerecimento - a auto-sabotagem. Quanto mais você julga os outros, mas você se aprisiona.

  1. Esperar que as coisas mudem antes de você

Pode ser tentador e viciante a ideia de que ao conquistarmos uma coisa, precisamos conquistar outra, ou ter um novo relacionamento ou alcançar algum outro nível de sucesso e que, com essa mudança, seremos elevados a um nível em que nos sentimos melhor. A realidade é que a vida se desenrola de dentro pra fora e que as circunstâncias só mudam se a gente mudar.

Foto: Cristina Coral

mais posts