12 dicas para deixar o seu currículo incrível
foto: @subliming.jpg (Reprodução/Instagram)
dicas

12 dicas para deixar o seu currículo incrível

Preparar um bom currículo é uma das chaves para alcançar objetivos profissionais. Isso porquê a construção da nossa imagem - seja ela pessoal ou corporativa - é um dos aspectos mais decisivos em qualquer relacionamento interpessoal que possamos vir a estabelecer - inclusive durante um processo seletivo. Você pode estar se perguntando: como preparar um resumo equilibrado, coerente e profissional para impressionar e inspirar confiança e credibilidade aos meus futuros empregadores? Nesse guia, te daremos as melhores dicas desde a composição até o envio do seu CV. Vem por aqui:

 

1. Mantenha a simplicidade no formato
Para a maioria das vagas por aí, o layout e estética do currículo são secundários. Apesar de ser muito bom olhar para uma página bem diagramada e coerente, o conteúdo do seu currículo é o que realmente importa - e muitas vezes ele pode ser ofuscado por uma cor muito forte,  imagens ou mil diagramas e formas. Na dúvida, opte pelo simples: uma página em branco com letras pretas bem dispostas, títulos sinalizados e tópicos coerentes.

(Clique aqui para baixar esse modelo de currículo)

2. Dados Pessoais
Nome, idade, endereço, estado civil, telefone, email. Todos esses itens precisam compor o seu currículo. Em algumas áreas, indicar suas redes sociais - como Instagram, Facebook e LinkedIn, também é imprescindível. Por isso, a dica aqui é acompanhar e cuidar bem da sua imagem pessoal nas redes, considerando que o seu futuro empregador pode estar de olho nelas. Se o seu currículo precisar de foto, se atente para escolher uma foto profissional, nada de selfies cortadas ou fotos em balada. 

3. Área de atuação
É sempre importante indicar a área de atuação de seu interesse. Melhor do que indicar o cargo ou vaga pretendida, a área de atuação abre um leque de possibilidades para o seu empregador. Se ele se interessar pelo seu currículo, mas não tiver exatamente aquela vaga disponível, ele poderá te encaixar em uma vaga similar ou que esteja na mesma área. Além disso, indicar uma área específica mostra que você está realmente interessada naquela oportunidade, e não apenas enviando currículos ao vento.

4. Formação
Preze sempre por descrever os cursos e certificações mais recentes da sua experiência. Não é necessário colocar todo o seu histórico - desde o berçário, passando pelo jardim e ensino fundamental, mas é sempre bem vindo apontar especializações que você possa ter feito após a graduação. Se você estiver se candidatando para estágio, indique o semestre em que você se encontra, o seu turno e também se há a possibilidade de alterá-lo.

5. Busque o equilíbrio
Seu currículo não precisa ser uma descrição detalhada de cada passo da sua vida. Mas também não pode faltar com informações que são fundamentais para a decisão do seu empregador. Preze pela concisão das informações e selecione aquilo que você considera mais relevante para aquela oferta de emprego especificamente.

6. Qualificações
Seja direta e reta: nessa seção, é importante deixar explícito no que você realmente é boa, o que você domina e as skills que você oferece que acredita que podem ser úteis para aquela vaga. Sem rodeios, esse é o espaço em que você pode falar um pouco de si e do que é capaz de fazer.

7. Experiência Profissional
Arranje suas experiências profissionais da mais recente para a mais antiga. Se forem muitas, escolha as 5 mais relevantes e informe, em cada uma delas, o nome da empresa, o período em que você atuou, uma breve descrição da empresa, do seu cargo e atividades. É sempre bem vindo indicar, também, um projeto ou situação em que você se destacou.

8. Extras
Cursos técnicos, eventos e experiência internacional podem sim ser um diferencial na hora de selecionar currículos. Por isso, se você já foi palestrante em algum curso, participou de algum evento relevante ou passou um tempo fora do país, descreva em um tópico essas situações, sem muitos rodeios.

9. Recomendações
Se o seu empregador pedir por recomendações, informe o nome e contato das pessoas devidas. Se não, aguarde um outro momento do processo seletivo para trazer isso a jogo.

10. Revisão geral
Revisar a ortografia e gramática do seu currículo é sempre imprescindível. Além de evitar que erros de atenção passem despercebidos, um texto bem escrito e coeso também é levado em conta na hora da seleção.

11. Tão importante quanto o CV, é como você o envia
Na hora de finalmente enviar seu currículo, indique no assunto do email o nome da vaga ou área pretendida. É importante checar se o endereço do empregador está correto, se os arquivos anexados podem ser abertos em todos os tipos de computador e se apresentar brevemente no corpo do texto - nada de enviar um email vazio apenas com o arquivo! E cuidado com a informalidade: não importa o quão “tranquila” e “divertida” a empresa pareça, nesse momento, você esta contatando os seus futuros empregadores. Piadas e gírias podem não pegar bem em alguns casos, então opte por uma linguagem simples, mantenha a profissionalismo e o foco, para que o seu email seja levado realmente a sério.

12. Na hora de entrar em contato
Se for possível, não entre em contato com a empresa por meio de mídias sociais, como instagram ou facebook – dê preferência ao email de contato da empresa (que é facilmente achado em sites). Revise os requisitos da vaga! É sempre importante lembrar que quem já é formado não pode estagiar e quem não tem experiência alguma não pode se candidatar a uma vaga de coordenação, por exemplo. No entanto, vale informar que você não se enquadra na vaga por um ou outro motivo, mas que gostaria de aproveitar a oportunidade para enviar o currículo para futuros processos seletivos.

Depois desse guia completíssimo, só nos resta dizer que, a verdade, é que não existem regras ou uma fórmula específica para construir seu currículo. Essas dicas são apenas guias do que considera-se mais adequado no mercado de trabalho. O principal, no entanto, é que você se sinta segura e confiante na hora de se apresentar profissionalmente.

Uma vez que chamados para uma entrevista não esqueçam de se preparar muito! (mas isso fica para uma próxima pauta) Comente abaixo se essas dicas foram úteis! Vamos adorar responder cada um de vocês e ajudá-los a conseguir o emprego dos sonhos. Boa sorte :)

mais posts