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PUSH - 10 pequenos hábitos para otimizar a sua rotina
10 pequenos hábitos para otimizar a sua rotina
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10 pequenos hábitos para otimizar a sua rotina

Seja na vida profissional ou pessoal, existem pequenas atitudes que podem ser aplicadas para a melhoria da nossa rotina. Esses hábitos variam de reduzir o tempo de uso de celular a organizar uma lista de tarefas. Então, pensando que cada boa atitude tem um grande impacto positivo, separamos 10 dicas que podem contribuir e otimizar a sua rotina.

1. Faça a tarefa mais complicada primeiro:

Sabe aquela sensação de "tenho algo chato para fazer" na cabeça? É como se enquanto aquela tarefa não for feita, você não pode prosseguir com o resto do dia. Então, fuja dessa sensação colocando essa atividade como prioridade e a eliminando antes de qualquer coisa. Quanto mais rápido você resolver, melhor poderá aproveitar o resto do dia.

2. Acabe o dia planejando o próximo e não pense mais nisso:

Se desligar do trabalho pode ser um desafio, mas fica mais fácil se você encerrar o expediente planejando a lista de tarefas para o dia seguinte. Assim a sua rotina fica mais organizada, gerando menos ansiedade e te dando a oportunidade de aproveitar o final do dia com mais tranquilidade.

3. Aproveite a luz do sol todas as manhãs:

Não é novidade que nosso corpo precisa de vitamina D, então uma maneira de manter o corpo saudável e disposto é se tomar um solzinho pela manhã. A combinação de luz e ar fresco te ajudará a acordar, relaxar e definir o seu ritmo para que fique mais alerta durante o dia e consiga descansar melhor à noite. Mas, não se esqueça, antes de colocar essa dica em prática, se proteja com protetor solar!

4. Mantenha um copo d'água ao lado da cama:

Você sabia que é bom beber um copo de água ao acordar? Pois é, esse é um hábito importante para tirar o corpo do estado de desidratação, que ocorre ao longo da noite. Por isso, a dica é deixar um copo ou uma garrafa d’água ao lado do alarme para não ignorar essa ação ao despertar.

5. Adote a regra 20–20–20:

Nós, seres humanos, não evoluímos para passar metade das horas diárias olhando para uma tela, e a regrinha do 20-20-20 é muito simples e pode ajudar:

Defina um cronômetro para, a cada 20 minutos, desviar o olhar da tela por 20 segundos e direcionar a visão para um objeto a 20 pés, cerca de seis metros de distância.

Se lembre de piscar enquanto você está focado no objeto, mas, é claro, esse exercício não é uma licença para passar 16 horas na frente do computador, então diminua também o seu tempo online.

6. Deixe o celular em modo avião antes de dormir:

A maioria das pessoas não recebe ligações de emergência no meio da noite, logo, não é preciso dormir com o telefone com som ligado. Principalmente porque a tela azul tarde da noite bagunça o nosso relógio biológico e acordar com a necessidade de verificar o seu telefone reforça o vício. 

Retome o controle de suas manhãs deixando seu telefone em modo avião. Assim, você terá motivação extra para sair da cama e começar o dia.

7. Respire fundo por um minuto antes de desbloquear o celular:

Raramente respiramos tão profundamente quanto deveríamos. Em contrapartida, temos o hábito de checar o celular cerca de 50 vezes ao dia, sendo assim, uma boa maneira de melhorar nossa capacidade de respiração é fazer o seguinte exercício antes de desbloquear a tela do aparelho: inspire por 3 segundos, segure por 4 segundos e depois solte lentamente por 5 segundos.

8. Troque os aplicativos pela versão site:

Um segredo que ninguém te conta é que os aplicativos móveis são projetados para que você aproveite ao máximo usá-los e fique mais tempo neles. Então se a sua ideia é ficar menos tempo logado, um bom negócio é usar os sites móveis, que são muito menos intuitivos, sendo mais difícil ficar viciado.

9. Aplique a “técnica pomodoro” para melhorar sua produtividade:

Essa é uma estratégia para melhorar a produtividade, que consiste em trabalhar durante 20 ou 30 minutos e depois fazer uma pausa de 5 a 10 minutos. Você deve repetir esse processo várias vezes ao longo do dia e, por fim, faça um intervalo mais comprido, de 30 minutos. A princípio, pode parecer uma brecha para a procrastinação, mas acredite, quando essa técnica é aplicada da forma correta ela ajuda na concentração.

10. Se questione sobre seus hábitos:

É importante ter consciência dos seus próprios defeitos profissionais e pessoais, e mais essencial ainda é conseguir transformar essa autocrítica em algo positivo, mas como? Ao reparar em algum comportamento equivocado seu ou de outras pessoas à sua volta, se questione “eu faço isso? E quantas vezes?”. Essa é uma forma de promover uma reflexão sobre nossas atitudes e promover auto melhorias no nosso comportamento.

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